Pesquisar No Site
Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)
A recuperação não deve ser encarada como castigo e sim como uma oportunidade de aprender e esclarecer as dúvidas daquilo que não foi aprendido. Para alcançar tal objetivo há que se conhecer a necessidade e a realidade dos estudantes de cada unidade escolar e inserí-la no conteúdo pedagógico do currículo anual.
Essa foi a proposta do HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo) ministrado pelos professores do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães Ciaca e Tiago Brandão, voltado aos professores de 3º e 5º anos, da rede municipal, nessa segunda-feira (1º de agosto), na Secretaria de Educação.
“Esse HTPC foi elaborado para proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre os materiais disponíveis na unidade escolar e estimular sistemáticas atividades que contribuam com o processo de alfabetização, o uso de jogos e tecnologias na aprendizagem da Matemática”, explicou Alessandra.
A professora Maria José Marcolino Nunes, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, bairro Tabatinga, disse que gostou muito do encontro, pois houve troca de experiências. “É muito importante o suporte da equipe do Apoio Pedagógico para que possamos trabalhar bem com alunos que já chegam com dificuldades. O conteúdo de hoje vem ao encontro do que acredito. Aprendizagem depende do interesse e é isso que temos que despertar no aluno”, avaliou.

Recuperação paralela é prioridade na Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)
A colega da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto, Maristela José Ferreira Orlando Costa, acredita que o lúdico é fundamental para atingir o aluno. “Eles ficam até 6 horas na escola assim como nós educadores. É uma jornada cansativa, daí a necessidade de buscar alternativas como ilustração, desenhos, quadrinhos e outras formas para tornar o aprendizado mais leve”, observou.
Já a professora Flávia Alves Lima, da EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, Morro do Algodão, afirmou: “Dou 10 para o HTPC. Foram repassadas ideias para trabalhar de forma diferenciada e de maneira divertida. O material distribuído também é muito bom. Que venham mais encontros como este”.
Para encerrar o HTPC, o professor Tiago (Apoio Pedagógico) disse aos presentes que disponibilizará via email dos professores presentes, todos os arquivos utilizados nesta reunião, juntamente com os materiais digitais do PIC e RI.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.