Pesquisar No Site

Vacinação: Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado

Publicado em: 07/05/2021
Destaques
Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado
Vacinação: Caraguatatuba inicia na próxima semana cadastro das novas categorias definidas pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, começa a cadastrar os novos públicos aptos a receberem a vacina contra a Covid-19 na próxima semana, de acordo com o calendário do Governo do Estado.

Os próximos grupos a receberem a vacina contra o coronavírus são: pessoas com síndrome de down, pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados, grávidas e puérperas com comorbidade acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente (que receba o BPC) de 55 a 59 anos e pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos.

Em Caraguatatuba, as pessoas enquadradas nos grupos apontados acima, serão vacinadas em pontos diferentes da cidade, com o objetivo de evitar aglomerações.

Além disso, continua na próxima semana a vacinação de idosos acima de 60 anos, agendados pelo aplicativo 156 – Vacina Caraguá.

Síndrome de Down – receberão a vacina no próximo dia 12 (quarta-feira), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no bairro Indaiá, região central de Caraguatatuba. Eles devem ir direto ao local.

Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) – a clínica na qual o munícipe recebe o tratamento será responsável em aplicar a vacina.

Transplantados e imunossuprimidos – os de 18 até 59 anos serão vacinados em suas casas, pela Unidade Básica de referência, que entrará em contato com o paciente para marcar o dia e horário da imunização.

Grávidas e Puérperas – as grávidas e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, serão vacinadas no Pró-Mulher (Centro de Referência à Saúde da Mulher), no bairro Sumaré. Elas devem ir ao local no próximo dia 11 (terça-feira).

De acordo com o Governo do Estado, as gestantes com comorbidades poderão receber a vacina em qualquer momento da gravidez, desde que apresente o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. As puérperas só estarão aptas a receber o imunizante com até 45 dias após o parto.

O Estado informa também que será necessário comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ ou pré-natal ou laudo médico) e no caso das puérperas, precisarão apresentar certidão de nascimento da criança.

Pessoas com Deficiência Permanente (BPC) e Comorbidade – serão agendados através do aplicativo Vacina Caraguá (156 Caraguatatuba). Neste momento, as pessoas destes dois grupos precisam ter entre 55 a 59 anos, conforme determinação do Governo do Estado.

As pessoas com comorbidade têm que apresentar no ato da vacinação o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios médicos ou prescrição. O mesmo vale para as pessoas com Deficiência Permanente (BPC), no qual será necessário apresentar o Benefício de Prestação Continuada.

O Ministério da Saúde define como comorbidades, as seguintes doenças: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta e dos grandes vasos, fistolas arteriovenosas, arritmia cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular e renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Segunda dose

A Prefeitura de Caraguatatuba não recebeu ainda as vacinas de segunda dose da COVID-19, para quem tem mais de 67 anos.

O Governo do Estado, responsável pelo envio das doses, ainda não deu previsão da chegada das vacinas.

A Secretaria de Saúde aguarda a chegada das doses para iniciar o agendamento.

Vacina Caraguá

É muito importante que toda a população faça o cadastro no Vacina Caraguá, através do aplicativo 156 Caraguatatuba, para o agendamento quando forem abertos os novos grupos.

A cidade ainda possui um déficit de doses, já que elas são enviados pelo Governo do Estado com número bem abaixo do necessário.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”
Escolas Municipais do Jetuba e Massaguaçu promovem degustação de pratos concorrentes no “Chef Caraguá 2024”

Nessa sexta-feira, as equipes de cozinheiras da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba e da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu apresentaram os pratos que concorrem no “Chef Caraguá 2024”. Este ano, 17 unidades escolares participam. Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/11/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou a formalização de 1.457 procedimentos dos 722 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse montante, 735 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de outubro foi dominado por problemas com envio

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/11/2024
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas

A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 22/11/2024
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/11/2024