Pesquisar No Site
Educação empreendedora: a experiência de Caraguatatuba como referência de sucesso

Educação empreendedora: a experiência de Caraguatatuba como referência de sucesso
A experiência da rede municipal de ensino de Caraguatatuba na adoção de conteúdos de empreendedorismo, foi tema de um encontro virtual realizado na tarde desta quarta-feira (28), entre representantes do Sebrae/SP, da secretaria de educação e do prefeito, Aguilar Junior. O objetivo foi apresentar a experiência do município com educação empreendedora, benefícios e resultados obtidos.

#PraCegoVer: Aluna da rede municipal durante atividades das aulas de empreendedorismo. (Imagem: Reprodução/PMC)
Implantado no município em 2014, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, iniciou com a capacitação de 11 professores promovida pelo SEBRAE. Em 2016 a oferta do programa foi direcionada ao ensino fundamental I e o conteúdo foi transformado em disciplina integrante do Currículo Municipal.
Atualmente o programa atende toda a demanda do ensino fundamental I da rede municipal de educação, do 1º ao 5º ano com aproximadamente 9.500 alunos e atuação de 28 professores em todas as unidades escolares, com duas aulas semanais de 50 minutos.

#PraCegoVer: Aluno da rede municipal de ensino segura cartaz com anúncio de “loja de temperos naturais”. (Imagem: Reprodução/PMC)
Além dos professores, coordenadores pedagógicos passam por capacitações específicas para o enriquecimento do trabalho. Os temas são voltados para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, trabalho em equipe, incentivo a criatividade, respeito ao próximo e utilização de situações que valorizem o Turismo e sua inserção no cotidiano de nossos alunos.
A experiência de Caraguatatuba foi apresentada como case de sucesso à representantes outro importante município do interior do estado.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância do JEPP/Sebrae em Caraguatatuba: “O programa tem o intuito de enriquecer o currículo dos nossos alunos, pois moramos em uma cidade que vive essencialmente do turismo. Através do programa enxergamos a possibilidade de mudanças comportamentais e do aumento de oportunidades para cada um dos alunos envolvidos. A grande maioria dos pais e responsáveis por essas crianças trabalham para atender as demandas do município em época de temporada e, portanto ensinar comportamentos empreendedores para os alunos pode ser um agente de transformação social no meio em que vivem”, concluiu.
Observação: Foto de capa tirada antes da pandemia, em 2017.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e