Pesquisar No Site
Acalento reúne professores e profissionais da Inclusão em vivência sobre Equoterapia

Acalento reúne professores e profissionais da Inclusão em vivência sobre Equoterapia

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Profissionais das salas de recursos, dos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries), do setor de Educação Inclusiva, do Apoio Pedagógico e Supervisão da Secretaria de Educação e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) participaram de vivência em equoterapia na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, na manhã desta sexta-feira (28), no Porto Novo.
O grupo foi recepcionado pela presidente da Acalento, Zenaide de Souza Vernizzi, e pela coordenadora técnica, Daniela Nunes Marazzi, que trabalha na instituição como fisioterapeuta.
A Acalento atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares por meio de uma equipe multidisciplinar há 13 anos. A entidade promove a reabilitação pela equoterapia a cerca de 150 pessoas por meio de convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia.
A secretária da Sepedi, Giovana Giovana Pacelli Capucho, falou sobre a importância de estudar a inclusão e trocar experiências. E ressaltou que o número de atendimentos pelo convênio da Sepedi/Acalento aumentou em 30%.

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Após conhecerem um pouco do método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes, os participantes foram divididos em três grupos durante a vivência.
A fonoaudióloga do Cries do Perequê-Mirim, Rosa Angela Maria, participou do grupo que escovou e alimentou os cavalos, prática voltada para trabalhar afetividade, coordenação motora, destreza, sociabilidade, entre outras questões. “Não conhecia a Acalento e foi uma excelente oportunidade de conhecer esse trabalho maravilhoso de perto”, disse.
A professora da sala de recursos de três escolas municipais, Adriana Moreno, nunca estava no grupo de montaria. “Nunca havia montado um cavalo e topei o desafio. Tenho duas alunas autistas que frequentam a Acalento. Muito importante o resultado que a equoterapia proporciona”, avaliou.

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Eventos
Neste domingo (30) acontece a Festa da Tainha, em parceria com o Quiosque do Alemão, a partir das 12h. Segundo a entidade, 50% da arrecadação será doada para a associação.
Já no dia 12 de agosto será a vez da feijoada, também a partir das 12h. O valor cobrado será R$ 30 por pessoa.
Acalento – Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 8h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao