Pesquisar No Site
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19
Caraguatatuba oficia Estado para envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, notificou o Governo do Estado de São Paulo para o envio de mais doses das vacinas Coronavac/Butantan, imunizantes contra o novo coronavírus (Covid-19) para a cidade.
Atualmente, o município não vem recebendo números de imunizantes suficientes para serem aplicadas nos munícipes alvos de cada etapa de vacinação.
No ofício, o prefeito explanou os números de idosos residentes na cidade, cerca de 20 mil, e mostrou que as doses enviadas pelo Governo do Estado não são suficientes para vacinar 100% do público alvo.
O documento pedindo o aumento do envio de novas doses para Caraguatatuba foi encaminhado diretamente ao gabinete do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn.
“Com esse ofício, estamos reiterando a quantidade de idosos cadastrados no município. O objetivo é buscar o envio de mais doses para atingir 100% de cada faixa etária estipulada pelo Plano Nacional de Imunização”, explica o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior.
Segunda dose para idosos com mais de 85 anos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 85 anos.
A segunda dose está sendo aplicada pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Na manhã desta quarta-feira (10), a equipe do PSF da UBS Massaguaçu aplicou a segunda dose da dona Anna Maria Peotta de Souza, 85 anos. Ela estava acompanhada da filha e neta, e do bisneto. Para ela, a vacinação é a esperança de vencer a Covid-19.
O prefeito Aguilar Junior também acompanhou a vacinação de dona Anna e, ao lado da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e de outros representantes da Sesau, ressaltou a importância da vacinação. “A vacinação é um sinal de esperança para todos nós”.
Dona Anna é hipertensa, diabética, em níveis moderados e controlados, e ainda usa marca-passo. A filha, Gisela Peotta de Souza Corrêa, 58 anos, garantiu que a partir de agora toda a família está mais tranquila. “Todos nós sabemos o quanto é importante a imunização dela”.
Antes do surto de Covid-19, Anna Maria fazia de tudo e não parava em casa. Gisela disse que a mãe era muito independente e ativa, por isso precisaram “segurar” ela em casa. Agora, a família distribuiu as tarefas diárias, como ir ao mercado e buscar medicamentos. ”Cada um de nós faz alguma coisa; isso evita que ela saia de casa e se contamine”, explicou a filha.
Mesmo com a segunda dose, baseada nas recomendações médicas, a família ainda vai evitar que a idosa saia de casa. “Nós queremos que ela continue em casa; neste momento é o local mais seguro”, afirmou a filha.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, até esta quarta-feira (10), a Prefeitura já vacinou 467 idosos com a segunda dose do imunizante.
Além da residência, o idoso também pode ser vacinado na sua UBS de referência. Para isso, basta apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.
A Prefeitura também está dando continuidade na vacinação dos idosos de 77 a 84 anos, que ainda não receberem a primeira dose da vacina. Esse grupo pode procurar a UBS de referência para ser imunizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Das 12 unidades, apenas a UBS Tabatinga não irá receber o público-alvo. Moradores atendidos pela unidade poderão procurar outra mais próxima de sua residência, nesse caso é a UBS Massaguaçu.
Serviço – Clique aqui para ter saber o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba
Veja Também Recentes
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira