Pesquisar No Site

Aumento de leitos em Caraguatatuba influencia Estado mudar Região de Taubaté para Fase Laranja

Publicado em: 04/02/2021
Destaques
Aumento de leitos em Caraguatatuba influencia Estado mudar Região de Taubaté para Fase Laranja
Aumento de leitos em Caraguatatuba influencia Estado mudar Região de Taubaté para Fase Laranja

A criação de 13 leitos de UTI por parte da Prefeitura de Caraguatatuba na Casa de Saúde Stella Maris foi fundamental para ajudar a Região de Taubaté a mudar da Fase Vermelha para a Fase Laranja do Plano São Paulo.

Além de Caraguatatuba, as cidades de Taubaté e Guaratinguetá reuniram esforços e também contribuíram para o aumento de leitos de UTI e, consequentemente, colocou a Diretoria Regional de Saúde de Taubaté com uma taxa de ocupação na ordem de 70%, o que significa uma maior flexibilização de atividades econômicas.

O Estado também liberou leitos mais leitos de UTI em Hospital Regionais, como o de Caraguatatuba, que passou de 20 para 30 leitos.

“Nossas decisões de flexibilizações sempre foram baseadas em dados técnicos e, ao mesmo tempo, fomos estruturando as nossas unidades hospitalares. Temos 20 leitos de UTI na Santa Casa e ainda 80 leitos com 22 respiradores na UPA Covid-19. Mais uma vez reforço que nossa decisão de não montar hospital de campanha foi assertiva, ou seja, são estruturas e leitos que ficarão a disposição de nossos cidadãos após a pandemia”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

A Prefeitura de Caraguatatuba já havia publicado na terça-feira (02/02) um decreto flexibilizando novas atividades econômicas, colocando a cidade na Fase Laranja do Plano São Paulo.

O aumento das estruturas hospitalares, aliada a diminuição do percentual de internações nas unidades e o início da campanha de imunização, colocou a cidade numa fase mais branda de restrições. Hoje a taxa de ocupação de UTI é de 62% e de Enfermaria 60%.

“A mudança de fase do Plano São Paulo mostrou que fizemos o certo: abrimos leitos e com isso salvamos vidas e garantimos o comércio funcionando. Com equilíbrio e responsabilidade vamos juntos neste combate à pandemia!”, cita o prefeito.

Cadeira no Codivap e cobrança ao Estado

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assumiu uma cadeira no Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte).

No primeiro ato, Aguilar Junior assinou, juntamente com os prefeitos de Jacareí, São Luís do Paraitinga, Guaratinguetá e Cruzeiro, um ofício endereçado ao governador de São Paulo, João Dória, em que pedem critérios mais justos e detalhados nas decisões do Plano São Paulo.

A ideia é categorizar as cidades por macrorregiões, levando-se em conta peculiaridades em termos de logística, número populacional, arranjos produtivos e econômicos locais.

Segundo o presidente do Codivap e prefeito de Jacareí, Izaías Santana, os esforços feitos pelos gestores municipais de Caraguatatuba, Taubaté e Guaratinguetá foram fundamentais para ajudar nos números da região.

“A abertura de leitos nestas cidades diminuiu nossa taxa de ocupação de leitos e, por isso, encaminhamos ofício ao Governo do Estado. Nós precisamos avançar e estabelecer novos critérios de classificação. Atualmente o que tem ocorrido é bônus excessivo para segmentos comerciais que cumprem as regras sanitárias e não geram aglomerações”, disse Santana.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba

A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/11/2024
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá

Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/11/2024
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/11/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário

A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/11/2024