Pesquisar No Site
Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia

Força-tarefa contra fluxo faz 1.830 abordagens; pais podem parar na Delegacia
A equipe de força-tarefa criada para combater os chamados fluxos/rolezinhos já realizou 1.830 abordagens a menores encontrados nesses ‘eventos’. Ela tem representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas) e Vigilância Sanitária e desse total, 101 foram encaminhados para o Conselho Tutelar (CT), sendo que oito estão em atendimento, quatro são reincidentes e um o órgão entrou com representação contra os genitores.

#PraCegoVer: Integrantes da força-tarefa reunidos para fazer avaliação (Foto: Divulgação/PMC)
Os dados foram apresentados durante reunião de avaliação da Força-Tarefa criada em julho de 2020 que envolve, além dos órgãos protetivos da criança e adolescente, a Prefeitura de Caraguatatuba (Secretarias da Fazenda, Urbanismo, Assuntos Jurídicos, Saúde (Vigilância Sanitária) , Desenvolvimento Social e Cidadania (Creas), Comunicação e Defesa Civil, o Ministério Público e as Polícias Civil Militar.
Na avaliação dos integrantes a partir de agora as ações serão mais contundentes, principalmente no que se refere à reincidência dos jovens abordados em situação de risco, embriagues grave, ingestão de bebidas ou consumo de drogas na presença dos pais e responsáveis por ‘festinhas’ com os jovens nessas situações de perigo.
“O menor identificado nessas situações será encaminhado para uma unidade de saúde e esse documento vai servir para responsabilizar os pais ou responsáveis nas esferas cível e criminal”, destaca a Promotora da Criança e do Adolescente, Regiane Heil, representante do Ministério Público.
A delegada de Caraguatatuba, Junia Macedo, destaca que esses responsáveis podem responder por organização criminosa. “A participação de todos no processo é importante, desde a identificação de quem vende bebida alcoólica para menores a quem incentiva o consumo”.
Presidente do CMDCA, Cintia Fernandes Alves, reforça a necessidade do trabalho desenvolvido, principalmente nos finais de semana que visa proteger o jovem antes mesmo de ele entrar nos fluxos. “É um trabalho árduo porque a maioria fala que está se divertindo, é acobertada por maiores e não entende que está em risco”.
Com o objetivo de reduzir ainda mais os fluxos/rolezinhos, as fiscalizações do Comércio e Postura vão recolher equipamentos de som portáteis e a Vigilância Sanitária vai autuar e até interditar bares e adegas que não cumprem com as determinações e protocolos sanitários.
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Ministério Público vão solicitar a participação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) para compor as equipes durante as fiscalizações e antes de se formarem as aglomerações.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do