Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia
Prefeitura de Caraguatatuba orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia
As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão. Diversas famílias vêm passar as férias e a atenção com crianças deve ser redobrada.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza gratuitamente pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.
Os braceletes de identificação, estão disponíveis em quatro cores bem chamativas: amarelo, laranja, azul e verde. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver, para criar o hábito nas mães, pais e responsáveis. “As pulseiras foram criadas para serem usadas inclusive em outros locais, com grande movimento de pessoas”, disse.
Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o efetivo de 40 guarda-vidas.
Orientação para as crianças é fundamental
A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vidas, caso se percam. E a pessoa que encontrar uma criança, igualmente, deve procurar um posto dos guarda-vidas”, alerta.
O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do país para encontrar crianças perdidas e que podemos adotar nas praias de Caraguá. Ela sugere que, ao encontrar uma criança perdida, a pessoa a coloque nos ombros, e os demais banhistas batam palmas.
“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico, porque ela é pequena. Em cima do ombro a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem quando a criança for encontrada, vai ajudar muito”, disse.
O que fazer
Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos Bombeiros Marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martin de Sá: (12) 3888-2960
Veja Também Recentes
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (6/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
“XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” acontece de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba
O evento contará com barracas temáticas de arte, artesanato, literatura, moda, comidas típicas e apresentações culturais A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada
Alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré encantam público durante apresentação de encerramento
O Teatro Mário Covas foi palco das apresentações de encerramento anual das alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré, na última semana. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, destacou o talento e a dedicação de cerca de 50 jovens atletas que fazem parte