Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue
Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem intensificado as ações da campanha ‘Minha Família sem Dengue’, que visa o combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Desde a semana passada, as equipes de controle da dengue, compostas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), percorrem as ruas da região norte, também chamada de ‘área 1’. Eles fazem vistorias e dão orientações de como eliminar o criadouro do mosquito.
As ações para o controle da dengue foram iniciadas depois que o CCZ divulgou o índice da avaliação de densidade larvária (ADL), realizada no mês de novembro, que foi de 2,4%. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Nesta segunda-feira (14), as equipes fazem as vistorias e a eliminação de criadouros, chamado de ‘bloqueio mecânico’ em imóveis residenciais e comerciais no bairro Tabatinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As atividades seguem até sexta-feira (18).
Também será realizada a nebulização em 20 imóveis de ponto estratégico (PE), que são os locais com acúmulo de materiais, como: borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, “esses locais facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro”.
A nebulização já se iniciou no bairro Massaguaçu, Região Norte, e irá se estender até o Perequê-Mirim, Região Sul. Os PEs foram escolhidos por estarem em situação crítica. “Nossas equipes perceberam que a quantidade de criadouros desses 20 locais era muito grande. Queremos evitar a proliferação do mosquito nesses imóveis”, explicou Guilherme.
Até esta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde registrou 2.719 notificações de dengue. Deste total, 700 casos são positivos, 2.018 negativos e nenhum óbito.
Veja Também Recentes
HRLN conquista mais alto nível de Acreditação com Excelência e se torna referência em saúde no estado de SP
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) recebeu, em dezembro de 2024, o selo de Acreditação com Excelência (nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com isso, o HRLN se consolida como o único hospital no Litoral Norte de São Paulo a conquistar a mais alta certificação de qualidade no âmbito
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Prefeitura aumenta oferta de viagens no transporte coletivo que atende a região Sul
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a partir de segunda-feira (16), haverá um aumento em 17% das ofertas de viagens de transporte coletivo na região Sul, durante os dias úteis. Vale destacar que não serão alterados os horários no
Prefeitura entrega nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã de sábado (28), a entrega da nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no bairro do Tinga, região Centro/Sul da cidade. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, do vice-presidente
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas