Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue

Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem intensificado as ações da campanha ‘Minha Família sem Dengue’, que visa o combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti.

IMG 2 #PraCegoVer: Agente do CCZ faz vistoria em residência (Foto: Divulgação/PMC)
Desde a semana passada, as equipes de controle da dengue, compostas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), percorrem as ruas da região norte, também chamada de ‘área 1’. Eles fazem vistorias e dão orientações de como eliminar o criadouro do mosquito.
As ações para o controle da dengue foram iniciadas depois que o CCZ divulgou o índice da avaliação de densidade larvária (ADL), realizada no mês de novembro, que foi de 2,4%. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Nesta segunda-feira (14), as equipes fazem as vistorias e a eliminação de criadouros, chamado de ‘bloqueio mecânico’ em imóveis residenciais e comerciais no bairro Tabatinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As atividades seguem até sexta-feira (18).
Também será realizada a nebulização em 20 imóveis de ponto estratégico (PE), que são os locais com acúmulo de materiais, como: borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, “esses locais facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro”.
A nebulização já se iniciou no bairro Massaguaçu, Região Norte, e irá se estender até o Perequê-Mirim, Região Sul. Os PEs foram escolhidos por estarem em situação crítica. “Nossas equipes perceberam que a quantidade de criadouros desses 20 locais era muito grande. Queremos evitar a proliferação do mosquito nesses imóveis”, explicou Guilherme.
Até esta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde registrou 2.719 notificações de dengue. Deste total, 700 casos são positivos, 2.018 negativos e nenhum óbito.
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder