Pesquisar No Site
Número de acidentes de trânsito em Caraguatatuba cai 18,4% em 2020
Número de acidentes de trânsito em Caraguatatuba cai 18,4% em 2020
Dados do setor de estatística da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba, mostra que o número de acidentes registrado de janeiro a novembro de 2020 teve uma queda de cerca de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 284 registros contra 348 em 2019.
Esses dados se referem a acidentes registrados dentro do município de Caraguatatuba, na área de competência da administração municipal. O trecho da Rodovia Rio-Santos (SP-55) é de competência do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
Em 2020, os dados mostram que foram registrados 284 acidentes (sendo 142 com vítimas e 142 sem vítimas). Já em 2019 foram 348 acidentes (sendo 231 sem vítimas e 117 de pessoas que precisaram de atendimento médico).
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) é apontada como um dos motivos para a redução uma vez que as pessoas não estavam saindo de casa. Tanto é que em abril, auge da pandemia, foram registrados apenas três acidentes contra 30 ocorrências no mesmo período em 2019.
Outro dado importante é que as colisões entre veículos são as principais causas de acidentes, sendo que dos 284 casos em 2020 (115 acidentes sem vítimas e 101 com vítimas). No ano passado, dos 348 registros foram 210 pessoas sem qualquer ferimento e 102 feridas.
Quando a análise é feita com o tipo de veículo que mais se envolve em acidentes, os dados mostram que em 2020 os automóveis responderam por 58% do total com 44% de ocorrências com vítimas. Já as motocicletas se envolveram em 21% dos casos com 38% de ocorrências com vítimas.
Já em 2019, embora as motocicletas tenham sido responsáveis por 18% do número de acidentes, elas corresponderam a 43% do percentual de ocorrências com vítimas, contra 54% de acidentes com carros, sendo 37% com vítimas.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Maurício Ferreira, esses dados indicam que o investimento em crianças ainda é o melhor caminho para conscientizar sobre a importância dos cuidados no trânsito. “Eles aprendem nas escolas e transmitem as informações para os adultos”.
A expectativa é que esse trabalho possa retornar a partir de 2021 uma vez que precisou ser interrompido por conta da pandemia da Covid-19.
Veja Também Recentes
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
8ª Semana de Segurança Alimentar: palestra ensina a conservar e evitar desperdícios de alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início às atividades da 8ª Semana de Segurança Alimentar nesta quarta-feira (23), em parceria com o Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). O evento, na sede do Banco de
Broca FC e Eduardo Stadium disputa o título de Campeões 2024 no Campeonato de Futsal da Série Prata hoje
A Quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final das séries Prata e Ouro. Hoje (01/11) os times Broca FC e Eduardo Stadium vão disputar a Final do Campeonato de Futsal da série Prata às 20h. Já no próximo final de semana, dia 8, também em uma sexta-feira,
O 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte, realizado pelo Módulo, é neste final de semana
O Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo no próximo final de semana (09 e 10/11), das 8h às 18h. Nesta primeira edição a entrada do
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a