Pesquisar No Site
Cerca de 500 pessoas participam da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”
Cerca de 500 pessoas participam da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”
A campanha dos 16 dias de ativismo que teve início em 25 de novembro encerrou hoje (10/12) com uma roda de conversa com a equipe da rede de atendimento. O evento foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo a coordenadora do Creas, Giselle de Jesus Silva, a campanha neste ano foi de grande importância social.
“Lutamos pela conscientização das pessoas. Não há como fugir, violência contra a mulher é crime e precisa ser combatido. Por isso esse tema é de grande relevância social, pois temos o poder de mudar a realidade destas mulheres que são vítimas de abusos diários”, disse.
Durante a campanha, 498 pessoas foram abordadas e orientadas sobre os serviços de apoio oferecidos para as mulheres vítimas de qualquer tipo de abuso, seja ele psicológico, verbal ou físico.
Além disso, após a o início do projeto, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) relatou 18 novos casos em que mulheres foram encaminhadas para receber auxílio e superar os traumas.
O Ciam é um equipamento específico para atender mulheres vítimas de violência. Atualmente, são mais de 300 referenciadas que possuem um equipamento de acolhida, que ajuda a superar a situação de violência, por meio de atendimentos em grupos, psicossocial e jurídico.
Segundo a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher pode ser classificada em 5 tipos: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial e deve ser denunciado.
A denúncia pode ser feita pelo180 ou disque 100. A ligação é gratuita, confidencial (anônimo) e está disponível 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana.
A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que realizou mais um trabalho em prol da mobilização da sociedade para esse tema de grande importância.
Veja Também Recentes
Pratos finalistas do concurso “Chef Caraguá” serão degustados por alunos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues
A comissão julgadora dos pratos concorrentes na disputa do “Chef Caraguá 2024” já escolheu as três receitas finalistas da 4ª edição do concurso. São eles: “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Parque Juqueriquerê participa do Empreenda Caraguatatuba e doa mais de 300 mudas nativas
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê marcou presença no Empreenda Caraguatatuba 2024, a maior feira de empreendedorismo da região, com uma participação que não apenas promoveu o parque, mas também reforçou a importância da arborização e conservação ambiental. Durante o evento, foram doadas mudas do viveiro municipal, incluindo espécies como pitangueiras,