Pesquisar No Site
Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia

Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia
Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esse dia tem como objetivo conscientizar a sociedade para igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que o afetam.
Excepcionalmente, devido à pandemia, não haverá atividades comemorativas, mas a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) se adequou ao “novo normal” e continuou com a prestação de atendimento às pessoas com deficiência que as procuraram.

#PraCegoVer: Carro da Sepedi parado em frente a uma residência, enquanto três profissionais aguardam usuário (Foto: Divulgação/PMC)
O setor de atendimento técnico e articulação, continuou acolhendo, recebendo e encaminhando denúncias de violações de direitos e em estado de vulnerabilidade, com articulação da rede de atendimento e proteção, junto às demais políticas públicas.
Pessoas com Deficiência anteriormente atendidas no Centro-Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) recebem monitoramento em suas residências e os cuidados, saíram do núcleo de atendimento para o domicílio.
As ações de acompanhamento realizadas pela equipe técnica incluem os cuidados com alimentação adequada, com oferta de kits de alimentação diários (almoço, café da tarde e jantar). Equipes do Centro de Convivência através das plataformas online continuaram perto dos usuários, levando conhecimento e tratando de temas variados, como os de promoção e prevenção de saúde, atividades físicas e aulas de informática e celular.

#PraCegoVer: Mulher entrega kit higiene para usuário na frente de sua casa (Foto: Divulgação/PMC)
Em 2020, foram mais de 3 mil atendimentos na Sepedi; 6.317 na Associação Acalento; 26.690 no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e mais de 31 mil nos Centros de Convivência com entidades parceiras (Asilo Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”).
O setor de empregabilidade da pessoa com deficiência também seguiu ativo e recebeu 66 currículos novos e atualizados, 196 currículos foram encaminhados aos empregadores, nove pessoas com deficiência admitidas encaminhadas pela Sepedi e 43 pessoas com cadastro foram empregadas.
A Sepedi fica na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3109.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,