Pesquisar No Site
Profissionais de Saúde de Caraguatatuba aderem Programa de Incentivo à Educação

Profissionais de Saúde de Caraguatatuba aderem Programa de Incentivo à Educação
A Organização Social João Marchesi (OSJM), responsável pela gestão das unidades de saúde de Caraguatatuba, criou um programa de incentivo de educação para seus profissionais que por algum motivo ou outro interromperam seus estudos, seja no ensino fundamental, médio ou superior.
Segundo a instituição, o ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ oferece um “empurrãozinho” para quem tem o desejo de se formar ou ingressar novos estudos e não teve oportunidades para seguir adiante.
O ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ foi idealizado em 2018 quando Adriana Simões, líder do serviço de higienização e hotelaria da OSJM, iniciou as contratações para o ‘Projeto Verão’, que visa à contratação de mais profissionais para atender a grande demanda do serviço de saúde durante alta temporada.
“Durante essas contrações, nós percebemos que muitas mulheres, entre 20 e 40 anos de idade, candidatas ao cargo de auxiliar de limpeza não tinham concluído o ensino médio ou fundamental”. “Nós não vimos isso com os homens. Eles tinham concluído seus estudos”, ressaltou.
Ela explicou que algumas atividades demandavam muitas leituras, realização de relatórios e preenchimento de planilhas. Por isso, o grau de instrução era extremamente importante. E foi ai que Adriana resolveu fazer uma proposta para contratar essas mulheres. A ideia era incentivá-las a retornarem aos estudos pelo EJA – Educação de Jovens Adultos – e o ENCCEJA, que é um exame destinado às pessoas que não concluíram seus estudos.
“Fizemos um acordo; elas seriam contratadas e voltariam aos seus estudos. Nós abrimos essa oportunidade para elas trabalharem e elas toparam na hora”, explicou. “A intenção não era só auxiliar o lado profissional. Ajudar no desenvolvimento pessoal era o nosso maior objetivo”, contou Adriana.
O programa possibilitou o aumento da confiança dos profissionais e deu mais oportunidade de crescimento com promoções internas e a valorização profissional. Ele foi ampliado e hoje, de acordo com a OSJM, cerca de 80 profissionais, entre homens e mulheres, das áreas de higiene, recepção, enfermagem e nutrição voltaram aos estudos. “A maioria deles contou ainda com algum tipo de promoção profissional na empresa”, explicou.
Para Adriana, acompanhar histórias de superação das pessoas, acreditar na mudança e no crescimento delas é gratificante. “Esse programa é para o morador da cidade, para os nossos profissionais”. “O ‘Programa de Incentivo a Educação para Adultos’ vai continuar e não vai deixar de funcionar. É o nosso cuidado com esses profissionais; é uma parceria com eles”, finalizou.
Veja Também Recentes

Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne