Pesquisar No Site
Secretaria de Educação leva Feira de Jovens Empreendedores aos lares dos alunos

Secretaria de Educação leva Feira de Jovens Empreendedores aos lares dos alunos
Um dos principais objetivos das instituições de ensino, seja na educação básica ou em nível superior, é a formação intelectual dos seus alunos para que possam se apropriar dos conhecimentos construídos pela humanidade e usá-los em prol do seu desenvolvimento individual e social.

#PraCegoVer: Alunos da rede Municipal de Educação apresentam sua loja de produtos (Fotos: Divulgação/PMC)
A educação empreendedora é um dos diversos diferenciais das escolas municipais de Caraguatatuba, pois a formação voltada para o empreendedorismo proporciona ao estudante competências complementares que o tornam mais preparado para o mundo corporativo.
Em decorrência da pandemia da (Covid-19), a Secretaria de Educação, juntamente com a equipe de Apoio Pedagógico de Empreendedorismo, professores e comunidade escolar, tiveram a iniciativa de levar a Feira de Jovens Empreendedores para o lar dos alunos.
O objetivo é colocar em prática tudo o que foi ensinado aos estudantes durante o ano letivo. Ensinamentos esses que giram em torno do projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos, trabalhado por alunos do ensino fundamental I, dos 1º e 5º anos, por meio de atividades lúdicas.

#PraCegoVer: Vaso de morango criado por aluno da rede Municipal de Educação (Fotos: Divulgação/PMC)
Tanto o projeto, quanto a feira, são instrumentos utilizados pela comunidade escolar para ensinar e auxiliar os alunos na tomada de decisões, no cálculo dos riscos ao seu redor, a fim de que, possam superar desafios preservando o meio ambiente e valorizando a sustentabilidade.
Para colocar a criatividade em prática, os estudantes tiveram o auxílio de seus professores e familiares, para criar suas próprias lojas, a fim de comercializar seus produtos.
De acordo com a auxiliar do Setor de Apoio Pedagógico das disciplinas de Ciências e Empreendedorismo, Carolinna Chiappini, os alunos reproduziram em seus lares tudo aquilo que seria realizado no ambiente escolar.
“Semanalmente os professores enviam aos alunos, diversas atividades e dentre esses trabalhos, os estudantes realizaram uma Feira, para que pudessem ter autonomia e tomar suas próprias decisões com base nos ensinamentos que obtiveram ao longo da disciplina” relatou Carolinna.
Veja Também Recentes

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar

Artistas orientadores passam por capacitação nas oficinas culturais
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reuniu os artistas orientadores no auditório do Polo Centro na última sexta-feira (7), para uma recepção e encontro técnico que antecede as atividades das oficinas culturais. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (10), nos polos distribuídos de norte a sul do município. Cerca de 70