Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba monitora manguezal do Rio Juqueriquerê para dar início às obras do enrocamento

Prefeitura de Caraguatatuba monitora manguezal do Rio Juqueriquerê para dar início às obras do enrocamento
Caraguatatuba possui, desde o mês de agosto, a licença ambiental da Cetesb para instalação das obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê. O documento permite que a Prefeitura inicie o empreendimento que objetiva, principalmente, evitar problemas de enchentes e alagamentos nos bairros ao longo do rio, além de melhorar a navegação do maior rio da cidade, estimular o esporte náutico e a drenagem do Rio Marinas, Morro do Algodão e Barranco Alto.
Como condicionante da licença ambiental de instalação e parte do subprograma de monitoramentos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) iniciou nesta semanal o monitoramento no manguezal.
O monitoramento é extremamente necessário já que o local receberá um projeto de grande impacto, podendo ocorrer mudanças no sistema do manguezal. Desta forma, a equipe técnica da SMAAP visita o espaço periodicamente, criando metodologias para constatar se existirão mudanças com o início das obras.
O projeto do enrocamento
A principal ação do projeto é a construção de uma espécie de contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, com a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,