Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano

Prefeito de Caraguatatuba cobra e Sabesp anuncia obras de esgoto no Jaraguazinho e Golfinhos 1 para este ano
Os inícios das obras para implantação das redes de esgoto dos bairros Jaraguazinho e Golfinhos, fase 1, em Caraguatatuba, devem começar ainda neste ano.
A informação foi dada ao prefeito Aguilar Junior pelo superintendente da Sabesp, Rui César Rodrigues Bueno, durante entrega da revitalização da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, Região Sul. Na ocasião, o prefeito aproveitou para cobrar sobre a atual situação desses dois projetos considerados prioritários para o município.
No caso do Jaraguazinho, o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Veiga, explicou que toda a parte de projeto está em andamento e que, em breve, devem começar os trabalhos de escavação que deve beneficiar cerca de 800 famílias. “O Jaraguazinho tem um forte apelo para ter esgoto e do ponto de vista técnico será uma obra bem complexa por ter imóveis em terrenos altos e baixos”.
Em relação ao Golfinhos, inicialmente deve ser contemplada a primeira fase com as residências mais próximas à Rodovia Rio-Santos com cerca de 800 ligações. “Vamos usar nossa equipe para fazer essa obra que envolve a construção de uma estação elevatória que será incorporada ao restante do bairro da parte mais próxima ao Rio Camburu, implantação das redes e ligações de esgoto”, antecipou o superintendente da Sabesp.
Conforme ele, o objetivo é começar os trabalhos ainda neste ano, mas tudo vai depender do andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Caso contrário, no mais tardar, as obras físicas devem se iniciar até o primeiro trimestre de 2021.
Diante da manifestação da Sabesp, o prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria que nos últimos três anos e meio atendeu mais de 15 mil famílias. “Quero agradecer porque a Sabesp tem trabalhado para cumprir todos os prazos e, juntos, vamos conseguir chegar à universalização de água e esgoto para todo o município”.
Cada uma das obras está estimada em cerca de R$ 6 milhões. Elas estão contempladas dentro do Plano de Investimentos das Obras de Esgoto e Água previstos para Caraguatatuba a partir deste ano que motivou a renovação do contrato da Sabesp com o município.
Adoção de Praça
O encontro do prefeito Aguilar Junior com o superintendente da Sabesp serviu para formalizar a adoção da Praça Isaías de Souza, no Porto Novo, pela empresa concessionária do serviço de água e esgoto.

#PraCegoVer: Imagem mostra a área revitalizada tento ao fundo a caixa d´água da Sabesp com pintura de caiçara (Foto: Divulgação/PMC)
O local foi revitalizado e a caixa d´água ganhou toda uma pintura sobre a vida dos caiçaras. Um parquinho com balanço, escorregador e ponte todo em madeira também foi colocado no espaço para beneficiar as crianças do bairro. Paisagismo também faz parte do novo cenário.
“Esta caixa d´água e a ponte sobre o rio Juqueriquerê são dois símbolos do Porto Novo e a revitalização do espaço é uma contribuição à comunidade”, destacou o prefeito Aguilar Junior.
Para Edson de Souza Junior, funcionário da Sabesp há mais de 20 anos e neto do caiçara que dá nome à praça, a homenagem é especial para a família uma vez que seu avô foi um dos fundadores do Porto Novo, tradicional reduto de pescadores.
Ele fez questão de lembrar sua avó D.Cândida de Souza, a doceira mais querida do bairro, seu pai Edson de Souza (Kem Kem), e os tios Vulmaro de Souza e Isaías de Souza Filho (Beco), todos já falecidos, e a tia Dalzira de Souza, ainda residente no bairro.
Veja Também Recentes

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas