Pesquisar No Site

Caraguatatuba já imunizou 500 adolescentes contra meningite

Publicado em: 12/08/2020
Caraguatatuba já imunizou 500 adolescentes contra meningite
Caraguatatuba já imunizou 500 adolescentes contra meningite

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba iniciou no mês passado uma ação para reforçar a importância da vacinação contra meningite em adolescentes de 11 e 12 anos, a maneira mais eficaz de prevenir a doença.

Segundo a equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica, o município já administrou 500 doses da vacina.

Neste ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil incluiu a vacinação em adolescentes dessa faixa etária no calendário de vacinas e entrou como rotina. Por isso, é necessário que eles, acompanhados pelos pais ou responsáveis, para garantir a imunização da doença com a vacina ACWY.

A dose da vacina ACWY garante a proteção contra quatro tipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y e infecções generalizadas.

O PNI também é responsável por disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina, que é indicada para bebês: aos três e cinco meses, com reforço aos 12 meses.

“Mesmo que tenha tomado a vacina contra o tipo C, o adolescente precisa receber a imunização para garantir a proteção dos outros três tipos de meningite”, ressaltou a coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Danielle Rodrigues.

A meningite provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria (a mais grave). Por isso, crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar.

Os interessados devem procurar a sala de vacinação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, munidos da carteirinha de vacinação. Com exceção das UBSs Tinga e Rio do ouro, na região central, e UBSs Massaguaçu e Tabatinga, na região norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pela UBS Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.

Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro e Tinga podem receber a dose da vacina em qualquer outra unidade mais próxima.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço da escola municipal:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

 

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva

No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/04/2025
Caraguatatuba oferece 105 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/03/2025
Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização

Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 27/03/2025
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo

Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025