Pesquisar No Site

Covid-19: Caraguatatuba registra mais de mil pacientes recuperados

Publicado em: 12/08/2020
Covid-19: Caraguatatuba registra mais de mil pacientes recuperados
Covid-19: Caraguatatuba registra mais de mil pacientes recuperados

Caraguatatuba registra, nesta quarta-feira (12), 1.003 pacientes recuperados da Covid-19 de um total de 1.380 casos confirmados no município (72,68%).

O casal Karina Monteiro Licarião, 46 anos, e o marido, Alexandre, 54 anos, está entre os recuperados. Karina foi quem percebeu os primeiros sinais da doença.

“Comecei com muita dor de cabeça, dor de ouvido e garganta. Em poucos dias, piorou e passei a ter diarreia, e falta de ar e muito cansaço. Meu marido teve febre alta e vômito também. No dia 26 de julho, fomos atendidos para a UPA Centro. Lá fizemos tomografia que acusou 50% de comprometimento dos pulmões também exame de sangue e o swab (RT-PCR que colhe secreção do nariz e garganta por meio de cotonete) e já ficamos internados”, contou.

Cozinheira, Karina conta que faz suas encomendas em casa e quase não sai assim como o marido, policial aposentado. “Só saio para ir à farmácia, supermercado e padaria e sempre com máscara. Em casa também deixo um pano molhado com água sanitária para limpar os calçados, na porta e tudo que chega da rua é higienizado. Não dá para saber como foi o contágio, mas acabou que toda a família se contaminou”, lamenta.

Nesse meio tempo, entre os sintomas e a internação, o casal teve contato com a filha de 23 anos, o genro de 26 anos e a neta de seis anos, que moram em outra casa. “Minha filha e meu genro começaram a sentir os sintomas de falta de olfato e paladar e também procuraram atendimento na UPA, mas não precisaram de internação. Foram medicados e estão bem. Minha neta teve sintomas leves, de resfriado”, disse.

O casal foi transferido para a Santa Casa no dia 30 de julho. Alexandre teve alta no dia 2 de agosto e a esposa no dia seguinte. Ambos seguem em casa, em recuperação.

“Tivemos um ótimo tratamento na UPA, inclusive, por duas vezes recebemos a visita do prefeito Aguilar Junior, sempre muito atencioso com os pacientes internados. Digo para todas as pessoas, que essa doença não é brincadeira! Todo cuidado ainda é pouco!”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde tem um Canal de Atendimento ao Paciente. O setor acompanha a evolução dos casos, desde a notificação até completarem os 14 dias de sintomas ou por maior período, se o paciente permanecer sintomático.

O monitoramento é realizado também aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h. Conta com uma rede de apoio que inclui uma médica e outros profissionais capacitados e treinados para prestar um atendimento mais humanizado ao paciente.

Até o dia 31 de julho, a equipe de profissionais do Canal realizou 10.500 chamadas telefônicas de monitoramento, média de 81 ligações/dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal

Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
IMG_9384
1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho

Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba

Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2025
Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana

Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2025