Pesquisar No Site
Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas

Das 300 doadoras cadastradas no Banco de Leite de Caraguatatuba, apenas 10 estão ativas
Cerca de 300 mulheres já foram cadastradas como doadoras do Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba. Hoje, apenas 10 estão ativas. O fato reforça a importância de uma conscientização da sociedade sobre a doação de leite materno.

#PraCegoVer: Estoque de leite do BLH de Caraguatatuba na unidade Ceami (Foto: Divulgação/PMC)
Doar leite materno pode salvar vidas. Com apenas um litro do leite doado é possível sustentar até 10 recém-nascidos durante o dia inteiro. Por isso, a doação é tão importante.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depender do peso do prematuro, um ml já é o suficiente para nutrí-lo cada vez que for alimentado.
Inaugurado em 2018 no município, o BLH é credenciado pela Fiocruz e foi desenvolvido para fornecer leite pasteurizado aos recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade na amamentação.
A UTI Neonatal necessita, em média, de 20 a 35 litros de leite por mês. De acordo com a equipe de BLH, a quantidade exata da necessidade vai depender do número de internações do período. No mês de julho foram fornecidos 14 litros de leite pasteurizado à maternidade.
O BLH pode armazenar 60 litros de leite por mês. Hoje, o estoque de leite da unidade é 16,080 litros, o que representa 26,8% da capacidade total. Além disso, a unidade pode processar 36 litros de leite por mês. No entanto, com o período de quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estão sendo processados cerca de 10 litros.
Além de trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, o leite materno proporciona mais qualidade de vida à sociedade e gera mais possibilidade de desenvolvimento social.
Quem pode doar?
Para ser doadora a mãe e o bebê devem estar bem de saúde e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe da BLH de Caraguatatuba. A coleta do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela. A quantidade também fica a critério da doadora.
Serviço – O Ceami e o BLH estão localizados no prédio do Pró-Mulher na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, Sumaré. Telefone de contato (12) 3897-3500.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco