Pesquisar No Site
Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba

Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba
O Conselho Municipal da Condição Feminina de Caraguatatuba (CMCF), buscando ampliar sua participação e interlocução nas definições e aplicações das políticas públicas para mulheres, promove duas importantes reuniões na próxima quarta-feira (12/08).

#PraCegoVer: Arte da campanha, com fundo lilás. No lado esquerdo rosto de mulher negra, com aparência séria; ao lado direito, dizeres da campanha. (Foto: Divulgação/PMC).
A primeira acontecerá com a participação do prefeito Aguilar Junior e a segunda, com a Delegada Dra. Júnia Cristina Macedo. Ambas buscam debater o aprimoramento dos fluxos de atendimento às mulheres vítimas de violência.
O Conselho Municipal da Condição Feminina foi criado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de serem ferramentas no processo de formulação, monitoramento e coordenação das políticas de defesa dos direitos das mulheres.
Trata-se de uma estratégia para que os municípios, unindo forças, possam construir coletivamente, projetos e programas que estimulem a administração pública e a sociedade civil na defesa de igualdade de direitos, no enfrentamento à violência e no desenvolvimento econômico, político e social das mulheres.
O tema já foi pauta de uma reunião realizada no início do mês com a participação de autoridades policiais do município e da região, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e do prefeito Aguilar Junior.
Caraguatatuba conta com importantes equipamentos para o atendimento à mulher: o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o Pró-Mulher, que formam um conjunto de apoio à mulher.
A presidente do CMCF, Paula Fernandes, explica que outro assunto a ser discutido nas reuniões, são as Normas de Padronização de Delegacia de Defesa de Mulher (DDM), que foi concebida para ser um lugar de atendimento diferenciado às mulheres. “As delegacias devem ser o espaço da garantia de direitos e do acesso à justiça. É lá que a mulher vitimizada busca acolhimento para suas queixas e denúncias”, disse.
O CMCF iniciou essa etapa do trabalho de estudo de melhorias, com uma visita técnica, realizada no mês de junho à sede de DDM e dá prosseguimento com as reuniões agendadas para esta semana.
Agosto Lilás
O mês de agosto é dedicado à reflexões de ações e leis sobre a violência contra mulher. Nomeado como o “Agosto Lilás”, a discussão é da principal lei em defesa das mulheres é a Lei Maria da Penha, a qual completou 14 anos de sanção, na sexta-feira (07/08).
NÃO SE CALE! DENUNCIE!
Violências contra a mulher podem ser denunciados através do número de telefone 190. Há ainda os números 180 e 100 para registros de emergência e orientações. Caso, seja realizada por outra pessoa, em todos os casos, a denúncia pode ser anônima.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,

“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série