Pesquisar No Site

Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

Publicado em: 22/07/2020
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão
Inpe mantém sistema de alerta de raios em Caraguatatuba até o próximo verão

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, informou que o equipamento que identifica a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair vai ficar na cidade até o próximo verão. O aparelho está instalado em uma área da Polícia Ambiental, a cerca de 700 metros da praia Martim de Sá, na região central, mas seu raio de atuação é em torno de 20 quilômetros de diâmetro.

A confirmação é do professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao Inpe.

Conforme ele, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível retirar o equipamento e a decisão dos órgãos envolvidos, como Inpe e Defesa Civil do Estado, foi por mantê-lo em operação, com monitoramento remoto, até o próximo verão. “Os alertas continuam sendo emitidos também, basta existir alguma atividade elétrica capaz de ser detectada pelos sensores”, explica.

Segundo ele, a rede de sensores do Litoral Paulista se mostrou eficaz no alerta de possibilidade de ocorrência de raios através do SMS 40199 da Defesa Civil,  visto não ter sido registrada nenhuma ocorrência de fatalidade com raios nas praias onde esses sensores operaram no último período de verão (2019-2020).

Ainda conforme ele, “além dos alertas dos sensores do Inpe disseminados pela Defesa Civil, a informação e conscientização das pessoas também contribuem para a ausência de acidentes com raios sobre o perigo dos raios nas praias o que deve ser creditado ao trabalho educativo e preventivo das Defesa Civil e das mídias jornalísticas comprometidas com a informação de utilidade pública”.

Funcionamento

Qualquer possibilidade de formação de raios captada pelo equipamento é enviada para o Centro de Pesquisa e comando da Defesa Civil do Estado que envia mensagens, via SMS, à população cadastrada conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) com base em três níveis de atividade elétrica atmosférica classificados como Moderada, Alta e Muito Alta.

Entre o envio da mensagem do sensor ao disparado pela Defesa Civil, o coordenador da pesquisa calcula um tempo estimado de três minutos. “Tempo suficiente para que as pessoas encontrem abrigos e se protejam contra uma descarga”, explica.

O experimento é considerado inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2  ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.

Além de Caraguatatuba, foram colocados equipamentos em Ubatuba (Praia Grande), São Sebastião (Maresias), Guarujá (Baixada Santista) e Praia Grande (Litoral Sul).

O instrumento também é composto por pluviômetro que faz a medição do índice de chuva que cai na região onde estiver instalado e envia os dados diariamente, às 6h, para o Inpe.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

DER alerta para mensagens fraudulentas de multas
DER alerta para mensagens fraudulentas de multas

O DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) alerta para o risco de notificações aos cidadãos de supostas multas emitidas pelo departamento, conforme alguns casos fraudulentos registrados recentemente. Para a segurança do cidadão, o DER apresenta a seguir alguns sinais que podem indicar que a notificação de multa não é verdade:

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 24/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra 235 autuações sujeitas a multas por descarte irregular de resíduos
Prefeitura de Caraguatatuba registra 235 autuações sujeitas a multas por descarte irregular de resíduos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de sua Secretaria de Urbanismo, reforçou a luta contra o descarte irregular de resíduos na cidade. Um total de 23 autuações foram realizadas apenas nesta quinta-feira (20), totalizando 235 autuações até o momento, sujeitas a multas. O Secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, enfatizou a

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/06/2024
Time de Basquete Sub 15 de Caraguá avança na Liga Paulista enquanto time adulto chega à Semifinal do Metropolitano
Time de Basquete Sub 15 de Caraguá avança na Liga Paulista enquanto time adulto chega à Semifinal do Metropolitano

O time de basquete masculino sub 15 de Caraguatatuba viajou para Itaquaquecetuba, São Paulo, no último domingo (16) para participar da Liga Paulista de Basquete. Em um jogo emocionante pela fase de classificação, os garotos enfrentaram a equipe de Jandira e conquistaram uma vitória expressiva, com o placar final de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/06/2024
1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é neste sábado e segue com inscrições abertas
1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é neste sábado e segue com inscrições abertas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comus), realiza neste sábado (22), das 8h às 17h, a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que será realizada no auditório “Maristela de Oliveira”, da Fundacc, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 20/06/2024
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma palestra sobre os procedimentos e regras para agilidade nas aprovações do novo processo de licenciamento ambiental, conforme deliberação normativa do CONSEMA 01/2024. O município é pioneiro

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/06/2024