Pesquisar No Site
Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente
No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Os benefícios que as árvores trazem para os municípios são vários, dentre eles podem se destacar a redução da temperatura em dias calorosos, da poluição atmosférica, diminuição da sensação térmica, melhora da qualidade do ar e a valorização dos imóveis.

#PraCegoVer: Foto da arborização da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) do município possui além do Plano de Arborização Urbana — que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade — outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental, são eles: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
Com essas iniciativas desenvolvidas pela SMAAP, a prefeitura já realizou o plantio de 3,1 mil de árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.
Cada projeto desenvolvido tem suas especificidades e importância para manter o plantio de espécies nativas e colaborar com a melhora da qualidade de vida do caraguatatubense.
Adote o Verde
É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.
Espaço Árvore
Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.

#PraCegoVer: Foto das mudas no viveiro municipal (Foto: Arquivo/PMC)
Disk Árvore
O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima a sua residência. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana.
Viveiro Municipal
As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.
No Viveiro estão disponíveis mais de 5 mil mudas originárias da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.
O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.
Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.
Veja Também Recentes

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas