Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
Caraguatatuba conta com estrutura de quatro Unidades de Pronto Atendimento
A Prefeitura de Caraguatatuba projetou uma rede municipal de saúde de urgência e emergência com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Centro, Norte e Sul.
Duas delas foram entregues na gestão do prefeito Aguilar Junior (Norte e Sul) e com isso desafogou o fluxo de pacientes que buscam atendimentos de urgência e emergência.
Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde teve de adequar a sua atual estrutura e criar leitos de urgência e emergência nas UPAs, além de leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris, hoje hospital retaguarda da cidade.
A UPA Centro foi remodelada e ganhou 80 leitos de emergência, sendo 12 deles com respiradores. Com isso, a unidade virou a UPA Covid-19 para atendimentos de casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus.
O que antes era o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) foi adaptado e transformado em UPA para atendimentos de outras patologias que não sejam Covid-19 ou síndrome gripal.
Além disso, a UPA Sul atende as ocorrências de rotina, mas também separou um espaço para casos de Covid-19 e síndromes, com isolamento de pacientes e leitos com três respiradores. Já a UPA Norte conta com a mesma estrutura e leitos com dois respiradores.
E na Casa de Saúde Stella Maris, a Prefeitura de Caraguatatuba criou 39 leitos, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, todos os esforços e investimentos estão sendo feitos para que a população tenha o melhor atendimento de Norte a Sul do município.
“Montamos estruturas que vão ficar para sempre, ou seja, não são hospitais só para o período de pandemia”, disse.
A boa estrutura pode ser comparada a cidade de grandes centros urbanos e capitais. Em contrapartida, isso tem provocado a migração de pacientes para Caraguatatuba.
A média de atendimentos nas UPAs era de 80 a 100 pacientes/dia no começo da pandemia e hoje chega a 250 pacientes/dia.
Levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que nos nove primeiros dias de julho, mais de 5 mil pacientes passaram pelas três UPAs (Centro, Sul e Norte).
Cerca de 10% deste atendimento se refere a pacientes de outros municípios, inclusive, alguns de outros Estados.
Veja Também Recentes
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
COI identifica veículo “dublê” através das câmeras inteligentes e PM apreende o veículo
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba, mais uma vez ajudaram no combate à criminalidade, identificando um veículo suspeito de ser “clonado”. As informações obtidas pelas imagens das câmeras foram repassadas à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal, o que facilitou a localização do
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento