Pesquisar No Site
CIAM de Caraguatatuba continua atendimento de casos de violência contra mulher
CIAM de Caraguatatuba continua atendimento de casos de violência contra mulher
O confinamento imposto pelos governos estaduais e municipais diante a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais os casos de violência doméstica no Brasil.
Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em abril, início da pandemia, as denúncias de violência contra a mulher cresceram 35,9%.
Na contramão, Caraguatatuba tem números diferentes e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que presta assistência às mulheres vítimas de violência no município, não registrou aumento no número de casos entre os meses de março a junho.
Inaugurado em 2017, o CIAM realiza em média 40 atendimentos e acompanhamentos por mês, com a quarentena os atendimentos continuaram, mas com as devidas medidas de segurança, pois este é considerado um serviço essencial.
Assistência à vítima
As denúncias chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), do CRAS ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda. O processo de acolhimento é realizado duas por etapas: avaliação e acompanhamento.
Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido junto com a mulher as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistentes sociais e psicólogas, bem como orientação jurídica.
Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido a pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.
O CIAM conta ainda com oficinas temáticas, artesanato e cursos profissionalizantes, visando o pleno desenvolvimento das mulheres atendidas.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Serviço:
CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME).
Telefone: 3883-9908.
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras
Jogos de futebol agitam o final de semana em Caraguatatuba
O domingo (10) será agitado para os amantes de futebol amador. Oito jogos estão marcados para decidir quais times passarão das quartas de final do Campeonato Amador de Futebol da 1º e 2º divisão. O campo do Cemug vai receber os jogos da 1º divisão, começando às 11h com AF
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados