Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba desmonta mais um barraco em APP no Rio Claro

Prefeitura de Caraguatatuba desmonta mais um barraco em APP no Rio Claro
Em uma nova atividade de apoio da Polícia Ambiental, fiscais da Secretaria de Urbanismo derrubaram, nesta sexta-feira (26/06), mais um barraco irregular construídos em Área de Preservação permanente (APP), na estrada do Rio Claro, região sul de Caraguatatuba. A ação teve o apoio ainda da Secretaria de Serviços Públicos.

#PraCegoVer: Equipes das Secretarias de Urbanismos e Serviços Públicos auxiliando a Polícia Ambiental no desmanche do barraco (Foto: Divulgação/PMC)
Com a demolição desta sexta-feira (26/06), a Secretaria de Urbanismo chega a 3ª ação de fiscalização de terrenos no mês de junho. A primeira foi no último dia 17, no qual a equipe identificou um terreno público no bairro Perequê-Mirim cercado para grilagem.
A segunda, que foi realizada na última semana, também foi um desmanche de um barraco no Rio Claro, em auxílio a Polícia Ambiental.
As Áreas de Preservação Permanentes, conhecidas como APPs, são protegidas por leis ambientais e são cobertas por vegetação nativa. Sua função é preservar os recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e entre outros.
Somente órgãos ambientais podem abrir exceções e autorizações do uso destas áreas. Para ter a autorização, a pessoa deve comprovar a utilidade pública da ação, o interesse social e ainda o seu impacto ambiental, que deve ser obrigatoriamente baixa.
Parceria
Em março passado, a parceria foi firmada entre município e estado para definir protocolo de ação em caso de ocupações e construções irregulares.
Dessa forma, conforme os policiais ambientais identificam algum tipo de infração em áreas de conservação, Preservação Ambiental, Parque Estadual, as equipes da Prefeitura são acionadas para dar o apoio logístico na remoção de materiais e mesmo demolição de construções ilegais, tudo isso em um período máximo de 48 horas.
A Secretaria de Urbanismo ressalta a importância da população em denunciar esses tipos de invasões pelo Canal 156 ou pelo telefone (12) 3886.6060.
Veja Também Recentes

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações