Pesquisar No Site
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 1º quadrimestre
Técnicos da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestaram contas sobre todas as atividades realizadas e recursos financeiros investidos no 1º quadrimestre de 2020. A apresentação foi realizada nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal.

#PraCegoVer: Plenário da Câmara Municipal. O secretário de Saúde, Amauri Toledo, e o o coordenador de projetos, Adriano Fernando Gazalli, apresentam a prestação de contas da Secretaria de Saúde do 1º quadriênio (Foto: Divulgação/PMC)
Participaram da audiência o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária adjunta Derci Andolfo; o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caraguatatuba (Comus) e diretora de Planejamento, Priscila Meyer; o coordenador de projetos, Adriano Fernando Gazalli; e os vereadores Dennis Guerra, Eliseu Onofre da Silva (Ceará), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiú) e Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato), que presidiu a sessão.
O coordenador Adriano Gazalli apresentou os dados ao público. Foram realizadas 15.630 consultas especializadas (Centro de Especialidades Médicas – CEM e Porto Novo), 7.497 no AME, 4.281 na Casa de Saúde Stella Maris, 362 em outras cidades (São Paulo, Taubaté, São José dos Campos, etc.). Foram 11.298 exames na rede municipal, 2.351 no AME, 152 em outros municípios. Consultas e exames por meio de contratos com clínicas especializadas foram 3.182 e 2.313, respectivamente.
Chama atenção a taxa de absenteísmo, ou seja, as pessoas que deixaram de comparecer a consultas e exames. No Centro de Especialidades Médicas (Centro e Sul) faltaram 21,30% em consultas e 24,47% para exames. No AME foram registradas 22,01% em consultas e 23,04% em exames. Nas clínicas especializadas contratadas, 19,03% nas consultas e 20,15% em exames.
Também foram apresentados os dados de todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento e Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Referência da Mulher, Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), entre outros setores que compõem o atendimento do município.

#PraCegoVer: Plenário da Câmara. Na bancada, sentados, o secretário de Saúde, Amauri Toledo; a secretária adjunta Derci Andolfo; o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caraguatatuba (Comus) e diretora de Planejamento, Priscila Meyer; o coordenador de projetos, Adriano Fernando Gazalli; e os vereadores Dennis Guerra, Eliseu Onofre da Silva (Ceará), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiú) e Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato). (Foto: Divulgação/PMC)
Destaque para os gastos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamentos permanentes, materiais de consumo e medicamentos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que foram de R$ 1.341.297,60.
Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas quanto ao Plano de Contigência do Município no combate à Covid-19, contrato e aditamento de contrato com a Organização João Marchesi, Carreta da Saúde, compra e aplicação dos testes para detecção da doença – RT-PCR, SWAB e testes rápidos – aluguel de um tomógrafo, entre outras questões levantadas pelos vereadores.
Também foram gastos R$ 1.711.265,59 com aquisição de medicamentos da rede básica, de uso contínuo, alto custo e por ação judicial.
Ao final, o secretário Amauri Toledo fez questão de agradecer a todos os funcionários da secretaria que estão se desdobrando nos trabalhos de combate ao novo coronavírus com carga de trabalho exaustiva.
A prestação de contas atende ao Artigo 36 da Lei Complementar 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados, anualmente, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.
Veja Também Recentes

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Presidente do Fundo Social de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor no Jardim Gaivotas e Barranco Alto
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, visitou, na tarde de quarta-feira (26), dois serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Trata-se da Casa Beija-Flor, do Projeto Céu Azul, no bairro Jardim Gaivotas; e a Casa Beija-Flor, do Projeto Semeando Adolescer, no bairro Barranco

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Caraguatatuba é destaque em tecnologia e recebe reconhecimento como cidade digital
O governo municipal de Caraguatatuba foi destaque tecnológico e recebeu o reconhecimento de cidade digital da Webinar RCD (Vale do Paraíba e Litoral Norte). O trabalho da pasta de Tecnologia e Informação chamou a atenção dos organizadores do evento e o secretário de Tecnologia da Informação, Rubens Alexandre da Costa,