Pesquisar No Site
Associação Acalento atende de modo remoto cerca de 280 pessoas com deficiência

Associação Acalento atende de modo remoto cerca de 280 pessoas com deficiência
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, mesmo durante a quarentena da Covid-19, continua no atendimento de pessoas com deficiência. De maneira remota, a instituição auxilia 280 usuários e familiares com todo suporte, sendo 130, feitos através de parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, pelo convênio com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

#PraCegoVer: Menina sentada a mesa, fazendo exercício, observa foto enviada pela equipe (Foto: Divulgação/PMC)
Todos os serviços oferecidos no espaço estão sendo continuados pelo teleatendimento, de forma online, nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e educação física. Todos foram adaptados para o atendimento remoto, tanto na parte de reabilitação ou na área social, com oferta de benefícios, para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Acalento é uma associação que atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares, com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos.
A coordenadora técnica e psicóloga do espaço, Gabriela Galvão Jouclas, explica que o acompanhamento é realizado semanalmente, com orientações e atividades personalizadas, de acordo, com os objetivos do planejamento terapêutico de cada um. “Também abordamos os métodos de prevenção contra a Covid-19, com cuidados básicos, exercícios respiratórios, alimentação saudável e qualidade do sono”, explica.

#PraCegoVer: Foto de uma live com duas profissionais e um usuário (Foto: Divulgação/PMC)
Os atendimentos, mesmo a distancia, seguem atuando na dificuldade de cada usuário, respeitando a individualidade de cada um, além da demanda que for surgindo, no período. Os usuários sem acesso a internet, recebem acompanhamento por meio de contato telefônico.
A psicóloga afirma que mesmo sem o atendimento presencial, os pacientes continuam apresentando ganhos. “Também realizamos ações específicas para pais e responsáveis, com objetivo de diminuir quadros de ansiedade, estresse e depressão comuns neste período de isolamento social, para diminuir as dificuldades em relação ao cuidado com os usuários”, destacou.
A Acalento é uma organização filantrópica, sem fins econômicos, e tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a reabilitação da pessoa com deficiência e integração na vida comunitária.
Veja Também Recentes

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,