Pesquisar No Site

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”

Publicado em: 06/07/2017
Escola+sustentável (2)
CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”

A quarta-feira (6) foi de diversão para os alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, vencedores do primeiro mês da Gincana “Escola+Sustentável”.

Como prêmio a empresa Vital Reciclagem, parceira da Secretaria de Educação no projeto, montou vários brinquedos no pátio para alegria da criançada. Também teve lanche especial com direito a cachorro quente, pipoca e algodão doce.

A competição que teve início no Dia Mundial da Água (22 de março) e visa o uso racional de água e energia elétrica e o descarte adequado de óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo).

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”

6 mil litros de óleo de cozinha coletados pelo CIEFI do Massaguaçu (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

Nos meses de abril e maio, as unidades escolares economizam R$ 28 mil em contas de água e luz e coletaram mais de 6 mil litros de óleo de cozinha.

As seis primeiras escolas que mais pontuaram foram: a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, bairro Massaguaçu, está em 1º lugar, com 131pontos; seguida pela EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá, com 126; EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli) com 122; EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) com 116; EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro (no Massaguaçu), com 115; e EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão), com 99 pontos.

A professora Telma Guadagnini França, da equipe do Setor de Projetos da Secretaria de Educação, comparou os valores das contas de água e luz de cada unidade escolar no mês de abril e maio do ano passado com as desse ano, para chegar a essa pontuação, além de somar o montante do óleo arrecadado.

A diretora Rosangela Oliveira Andrade, a vice-diretora, Raquel dos Reis, e as coordenadoras pedagógicas, Marjory da Silva Alexandre e Fabíola Germano de Paula, comemoraram o resultado. Segundo elas, os alunos foram mobilizados com palestras sobre as consequências danosas do óleo no meio ambiente e a importância da economia de água e luz.

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável” (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável” (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

“Além das dependências da escola, temos uma quadra de esportes que funciona também à noite com atividades para a comunidade e o CRAS Massaguaçu. Ou seja, contamos com o apoio da Fundacc, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Esportes para economizarmos em todos os espaços utilizados na nossa escola”, afirmou a vice-diretora.

Já para Marjory, o envolvimento dos pais e do comércio do entorno foi fundamental. Vamos continuar nesse ritmo até outubro, quando acaba a gincana”, acrescentou.

A disputa e a conscientização ambiental continuam e a meta é reduzir o consumo de água e luz em pelo menos 10% até outubro, quando termina a gincana, além de recolher o maior número de óleo usado.

A empresa Vital Reciclagem é a responsável pelo recolhimento o óleo de cozinha e cada litro corresponde a R$ 0,50, assim cada escola acumula uma caixinha para comprar materiais esportivos ou brinquedos. O prêmio final será uma grande festa na escola vencedora.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025

Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas

O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/04/2025
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/03/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo

Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025