Pesquisar No Site
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.
Em Caraguatatuba o projeto foi abraçado pela professora de Artes do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio do Colégio Imperatrice, Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.
Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.
“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.
Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.
Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.
A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Confira a programação
11h30 – Pintura e poesia (com os alunos do Ensino Médio)
15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes
15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”
16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”
17h – Performance “Intertexto”
18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda
19h – Maracatu Odé da Mata
19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com
Veja Também Recentes
Prefeitura reforça uso dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para descarte de bitucas de cigarro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça a adesão da população em Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s) para o descarte em grande quantidade de bitucas de cigarro. Os PEV’s são de grande uso para empresas ou comerciantes que acabam por acumular as
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Prefeitura de Caraguatatuba destaca conquistas nos serviços de Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba fecha o ano comemorando a ampliação das políticas de assistência social e a implementação de iniciativas que visam atender às necessidades da população. Um dos principais avanços foi a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que agora conta com um orçamento mínimo de 4%
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba
O Poupatempo de Caraguatatuba passa a oferecer, a partir da próxima quinta-feira (12/12), os serviços de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Podem ser realizados rapidamente serviços como renovação e segunda vida de carteira profissional, acordos financeiros e inscrição remida (para profissionais com mais de 30 anos de inscrição). “Definimos a parceria
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se