Pesquisar No Site

Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada

Publicado em: 07/02/2020
Destaques
Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada
Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06/02) uma reunião do Circuito Litoral Norte Paulista na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Logotipo do Circuito Litoral Norte Paulista . (Imagem: Divulgação /PMC)

Estiveram presentes os prefeitos Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Delcio Sato, de Ubatuba; Maria das Graças Ferreira (Gracinha), de Ilhabela; e o secretário de Governo de São Sebastião, Luiz Carlos de Carvalho.

Na pauta constaram assuntos como a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos voltados ao Litoral Norte.

A iniciativa sugere a criação de estações de transbordo que são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.

Nas estações de transbordo, os resíduos são compactados e colocados em carretas de maior capacidade que levam os resíduos até o aterro sanitário.

A iniciativa resultará numa significativa redução orçamentária com relação às verbas destinadas ao transporte dos resíduos, além da circulação de caminhões pelas rodovias que cortam a região.

Atualmente os resíduos coletados nas cidades do Litoral Norte são enviados para aterros sanitários em Tremembé ou Jambeiro. Porém, os municípios sofrem com o transporte na alta temporada e quando há interdições na Rodovia dos Tamoios por conta de chuvas, cujos acumulados ultrapassem os 100 milímetros.

#PraCegoVer: Representantes do Circuito Litoral Norte Paulista durante reunião. Estão sentados em cadeiras de madeiras e reunidos ao redor de mesa com tampo branco (Imagem: Divulgação /PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, compartilhou com os outros prefeitos as ações pertinentes à questão da administração de resíduos, já realizadas em Caraguatatuba.

O município, por exemplo, dispõe de três Ecopontos distribuídos nas regiões Norte, Sul e Centro. Os Ecopontos são áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem, destinadas ao recebimento de resíduos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

O programa de coleta seletiva é outra realidade no município e os números apontam que tanto os munícipes quanto os veranistas estão atentos e aderindo às boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A coleta seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas.

 

Qualificação e Esporte

Outro item pautado pelos representantes do Circuito Litoral Norte foi um encontro com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O objetivo do encontro é viabilizar a implantação no Litoral Norte de sedes do chamado Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, SESC, SESI e SENAC). O encontro está pré-agendado para acontecer no mês de março, na cidade de Ubatuba.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância das formações em parceria com o SENAI. “Realizamos 18 cursos em 2019 e tivemos resultados muito positivos com a absorção da mão de obra, melhor qualificação de profissionais já atuantes e a geração de oportunidades para jovens com uma formação reconhecida pelo mercado. Para 2020 já temos 15 cursos programados, iniciando no dia 10 de fevereiro com o curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos da linha branca”, disse.

 

Recursos hídricos

Para o próximo encontro com os representantes do Circuito Litoral Norte Paulista será colocado em pauta o tema Gestão de Recursos Hídricos.

A intenção é de viabilizar uma reunião com representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) para tratar dos eventos e ações para avaliação das propostas para aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) destinados ao CBH-LN.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua

A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 29/10/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização pré-temporada de verão
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização pré-temporada de verão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou um programa de orientação e fiscalização com foco na temporada de verão 2024/2025. A iniciativa visa assegurar que os visitantes aproveitem os atrativos locais e que os comerciantes não sejam prejudicados pela concorrência desleal de atividades não autorizadas. As

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 29/10/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024
15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara
15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara

A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas, tem início no próximo dia 21 e segue até o dia 29 de novembro com atrações gratuitas na Praça do Caiçara, Auditório Maristela de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/11/2024
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/10/2024