Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços emergenciais para escoamento do Rio Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma força-tarefa na Região Norte do município, com o objetivo de escoar a água do Rio Tabatinga, que transbordou em função das chuvas da noite da última segunda-feira (03/02).
Uma vala de drenagem emergencial com seis metros de extensão foi aberta, aumentando o escoamento e dando vazão às águas na entrada o bairro. As equipes das Secretarias de Serviços Públicos e Obras Públicas planejaram a nova vala de drenagem para alcançar o resultado pretendido.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcel Giorgeti, a partir do momento que a vala é aberta, as águas são completamente escoadas em no máximo cinco horas.
“É importante a presença da nossa equipe aqui na Regional Norte que identificou o foco de alagamento, um gargalo de drenagem na travessia do Rio Tabatinga onde foi realizado o serviço emergencial”, ressaltou o secretário.
Existe uma rede de drenagem no local, porém ela não suportou o volume excessivo de água que em apenas um dia superou o estimado para o mês todo.
Para se ter uma ideia, dados do pluviômetro da Agência Nacional de Águas (ANA), localizado na Tabatinga (que analisa os índices da Região Norte), foi registrado 280 milímetros em 24 horas, o maior volume dos últimos 35 anos.
O Rio Tabatinga faz divisa entre os municípios de Caraguatatuba e Ubatuba e as águas de chuvas das duas cidades são escoadas no rio por meio de córregos.
Posteriormente, a Sesep estuda a possibilidade da instalação definitiva de uma nova rede de drenagem no local, priorizando maior eficiência de escoamento que a rede antiga, prevenindo alagamentos.
Verdemar
Além dos trabalhos realizados no Tabatinga, a Sesep também realizou ainda hoje (05/02) o desassoreamento do Rio Cocanha no bairro Verdemar.
Alguns focos de alagamentos foram detectados próximo ao rio. Uma escavadeira hidráulica (PC) realizou o serviço. Após o desassoreamento, a água do bairro já escoou.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
EMEFS Professor Geraldo de Lima e Luiz Silvar do Prado vencem 13ª edição dos Jogos Escolares de Caraguatatuba
A EMEF Professor Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, e a EMEF Professor Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, sagraram-se campeãs na classificação geral dos 13º Jogos Escolares Municipais (JEM) da Prefeitura de Caraguatatuba, nos Ensinos Fundamental I e II, respectivamente. A Emef Professor Geraldo de Lima conquistou 95 pontos
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras
Certificados de reservistas do alistamento de 2024 podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Centro. Este ano, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento militar obrigatório nas
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse