Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)

Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)
Com resultado de Avaliação de Densidade Larvária de 3.5, a cidade de Caraguatatuba segue em estado de alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

#PraCegoVer: Agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” chamam morador em frente a um portão branco de uma casa com muro amarelo. Eles estão em dupla e ambos usam colete com a logomarca do Programa “Minha Família Sem Dengue” (Foto: Arquivo/PMC)
Para mobilizar toda a população nesta luta, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Programa “Minha Família Sem Dengue” em todo o município.
Dando continuidade nas ações de combate a criadouros no município, na quarta-feira (05/02), a ação acontece nos bairros Aruan e Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.
Os bairros com maior número de casos positivos ou que estão em áreas de risco contra a doença, recebem Operações Cata-Trecos desde o dia 25 de janeiro, quando a primeira ação ocorreu no bairro Rio do Ouro. Somente desta primeira mobilização, foram retirados três caminhões de materiais que acumulam água que foram descartados pelos moradores.
No sábado (01/02), a ação passou pelo bairro Sumaré, de onde foram retirados dois caminhões de resíduos que retém água.
Conforme agenda pré-divulgada, na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), os bairros Praia das Palmeiras e Jardim Britânia também receberiam a Operação Cata-Treco. Em função das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba, estas ações serão agendadas para a próxima semana com prévia divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue.

#PraCegoVer: Caminhões recolhem lixo do bairro Sumaré (Foto: Arquivo/PMC)
A ação tem como intuito recolher estes materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.
Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue”, que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 368 notificações de dengue. Destas, 56 casos foram confirmados como positivos e 312 negativos até a última terça-feira (04/02).
Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:
Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá
Quinta-feira (06/02) – Indaiá
Sexta-feira (07/02) – Indaiá
Horário: Das 8h às 14h
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava