Pesquisar No Site
Secretaria de Urbanismo orienta arquitetos e engenheiros para aprovação de projetos com agilidade
Secretaria de Urbanismo orienta arquitetos e engenheiros para aprovação de projetos com agilidade
A equipe da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba se reuniu na última sexta-feira (31/01) com cerca de 40 profissionais e estudantes de Arquitetura e Engenharia para tirar dúvidas sobre aprovação de projetos, regularizações, desdobros, Plano Diretor e outros procedimentos.
O objetivo é que o andamento dos processos seja ainda mais ágil dentro da secretaria. Mas, para isso, ao dar entrada na aprovação, o processo deve estar corretamente instruído e acompanhado dos documentos necessários a fim de se evitar comunique-se ao interessado.
Dúvidas comuns como metragem total da construção, área máxima permitida para edificação secundária, acessibilidade de calçadas, dentre outras, foram esclarecidas pelos técnicos da Prefeitura, incluindo a participação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
“Um projeto aprovado para construção gera muito emprego, seja de casas ou edifício de apartamentos, e a intenção do prefeito Aguilar Junior é desburocratizar os procedimentos para a construção civil em Caraguatatuba, incentivando novas construções, e assim criando mais oportunidades de emprego”, explica o secretário de Urbanismo Wilber Cardozo.
Conforme ele, quando um processo para aprovação de projeto é protocolado corretamente, o tempo máximo para liberação do alvará de construção pode chegar a seis dias. “Temos registros anteriores de projetos que levaram mais de nove meses para aprovação e não é esse nosso objetivo”, esclarece.
Para Delvan Antunes do Nascimento, presidente da Associação de Arquitetos de Caraguatatuba, “essa é uma excelente iniciativa da Prefeitura, muito esclarecedora e com certeza vai agilizar mais os processos”.
“Achei ótimo e acho que mais encontros como esses devem acontecer abordando outros assuntos pertinentes à construção porque precisamos sempre renovar”, fala o arquiteto Eduardo ‘Duduca’ Meirelles.
Com mais de 40 anos na profissão, o engenheiro Manoel Luiz Ferreira conta que já trabalhou no Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Praia Grande, Santos e não tem melhor lugar para a aprovação de projetos como aqui em Caraguatatuba. “Secretários de outros municípios e Estados deveriam aprender como Caraguatatuba trabalha”.
Ainda conforme ele, esse trabalho de unir a classe é importante para sempre aprender alguma coisa nova. “Eu mesmo aprendi hoje sobre o desdobro especial e que é possível ocupar o recuo lateral com varandas abertas e cobertas com profundidade máxima de 7 metros”.
Representando a Sabesp, o técnico em Edificações Aderito Queiroz aproveitou a ocasião para falar sobre a importância de não ligar a tubulação de águas pluviais na rede de esgoto que é dimensionada para receber uma quantidade de carga e posterior tratamento. “Em caso de dúvidas e sobre o local da futura obra ter atendimento da rede da Sabesp, procure a gente”.
Mara Cirino
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré encantam público durante apresentação de encerramento
O Teatro Mário Covas foi palco das apresentações de encerramento anual das alunas de ginástica rítmica do CIASE Sumaré, na última semana. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, destacou o talento e a dedicação de cerca de 50 jovens atletas que fazem parte
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Equipe de Caraguatatuba é campeã da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu
Caraguatatuba foi destaque na Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. O evento contou com mais de 500 atletas inscritos e um público estimado de 2.500 pessoas. A equipe do professor Ulrico Junior foi a campeã, conquistando 32 medalhas