Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha
Prefeitura de Caraguatatuba oficializa passeio turístico para Fazenda de Mexilhão na Praia da Cocanha
Caraguatatuba conta com mais um atrativo turístico. O prefeito Aguilar Junior entregou nesta terça-feira (21/01), aos representantes da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o Alvará de Licença de Funcionamento do passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha, região Norte da cidade.
O Alvará de Turismo de Base Comunitária era uma reivindicação antiga dos maricultores do local, que agora poderão ter outra opção de renda, além da venda dos produtos. Com a oficialização do passeio, Caraguatatuba ganha mais uma atração de turismo, única no Litoral Norte, que visa garantir preservação ambiental e a valorização da cultura caiçara local.
O prefeito Aguilar Junior destacou a preocupação em sempre pensar no povo de Caraguatatuba, que é da região. “Temos muitos desafios a serem enfrentados, mas com vontade e parcerias, vamos realizar. Obrigado por buscarem mais esse crescimento e no que precisarem, conte comigo. O próximo passo é a balsa para manutenção do produto”, garantiu Aguilar Junior.
O passeio
A Fazenda de Mexilhão é considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano, se não houver nenhuma intercorrência.
Atualmente, o passeio já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba, como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.
A saída do passeio fica localizada na Amapec e dura em média, 1h30. Os visitantes poderão conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do Mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.
Além da produção do mexilhão, a Fazenda é uma fonte de biodiversidade, pois atrai outras espécies marinhas, como tartarugas, arraias, polvos e se der sorte, até boto e toda fauna incrustada como esponjas, corais, vieiras e microalgas, famosas no ramo de cosméticos.
Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.
Segundo um dos associados da AMAPEC, José Luiz Alves, o compromisso da Prefeitura, em entregar o alvará mostra a preocupação com o trabalho do povo caiçara, pois na época da baixa produção, o passeio se torna uma alternativa de renda aos maricultores, que sobrevivem da venda do marisco.
Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo, podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500 – Massaguaçu – Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 99767-2163.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Caraguatatuba receberá, no dia 11 de novembro, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis
Prefeitura prepara adequações em edital para republicar novo chamamento para implantação do Hospital Veterinário
A Prefeitura de Caraguatatuba faz adequações no edital para continuar o processo de chamamento público para implantação Hospital Veterinário Municipal. O processo foi iniciado em julho deste ano, mas um morador da cidade questionou o certame e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) pediu informações ao município. Após manifestação
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução