Pesquisar No Site
Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli
Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalham incessantemente nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli, localizados na Região Sul da cidade.
Diversos serviços desde limpeza de valas de drenagem a tapa buracos são realizados simultaneamente. Maquinário pesado como escavadeiras hidráulicas e caminhões pipas equipados com hidrojateamento estão em ação.
O Rio Negro e suas valas adjacentes recebem o serviço de limpeza e desassoreamento com uma retroescavadeira. O trabalho tem o objetivo de diminuir os impactos causados pelas enchentes que ocorrem devido às chuvas torrenciais.
A vala de drenagem localizada na Avenida Shibata também recebe o serviço de limpeza e desassoreamento. Essa vala recebe às águas do Rio Perequê que não teve capacidade para armazenar as águas pluviais no último temporal.
Para solucionar o problema, a vala de drenagem é ligada em um complexo de redes de drenagem que foram recentemente desassoreadas desde o Perequê-Mirim e Pegorelli até o mar.
Um caminhão pipa juntamente com 12 funcionários da Equipe Regional Sul da Sesep está auxiliando os munícipes na lavagem das casas e ruas. A equipe da Sesep tem proporcionado todo o apoio necessário para os munícipes.
As bocas de lobo também estão recebendo uma atenção especial. Uma equipe com um caminhão pipa equipado com uma máquina de hidrojateamento está desobstruindo as redes de esgoto.
O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão dentro de uma tubulação para limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação, sem danificá-la.
Objetos descartados incorretamente também são outra causa de alagamentos, pois durante as chuvas fortes esses resíduos são arrastados pela chuva obstruindo as bocas de lobo e valas de drenagem nos bairros.
Além disso, Operação Bota-fora está em ação retirando os resíduos, prevenindo a obstrução das redes de escoamento de águas pluviais.
Tendo em vista que o descarte incorreto de resíduos de construção civil, lixo domiciliar e inservíveis podem causar alagamento nos bairros, a Prefeitura orienta aos munícipes fazer corretamente o descarte de resíduos em um dos Ecopontos mais próximos. Saiba mais clicando aqui.
Os serviços serão estendidos para outras ruas dos bairros assim que finalizados nos locais citados.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse