Pesquisar No Site
Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024
Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024
Foi realizada na tarde desta sexta-feira (10/01), no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a solenidade de posse dos 10 conselheiros tutelares e um suplente, eleitos no último pleito, realizado em outubro de 2019.
O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é quem empossa os conselheiros, que exercerão o mandato do quadriênio 2020/2024.
A cerimônia iniciou com o depoimento da adolescente Manoela Fernandes Alves, 14 anos, que relatou sua experiência, já que sua mãe foi conselheira tutelar e atua no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente.
Ela falou sobre a atuação dos conselheiros e, enquanto representante das crianças e adolescentes do município, fez o seguinte pedido: “Nos priorizem de maneira absoluta. Façam o impossível”, disse.
A presidente do CMDCA, Cintia Alves, falou sobre a importância da atuação do conselheiro tutelar na sociedade. “O Conselheiro Tutelar é o guardião do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). É uma tarefa de grande responsabilidade, importância e exige muita dedicação e amor”, disse.
Sobre o trabalho e a articulação em rede, ela conta que o trabalho do CMDCA está voltado para estreitar cada vez mais os vínculos entre o Conselho Tutelar e toda a rede protetiva, composta por diversos setores das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação, Saúde, Esporte, Habitação, entre outras, bem como o Judiciário, Ministério e Defensoria Pública.
“Estamos sempre em busca de aperfeiçoar o atendimento à população. O trabalho em rede é imprescindível para que possamos identificar e buscar resoluções, garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes”, concluiu.
O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, representou o prefeito Aguilar Junior na cerimônia e levou os cumprimentos do prefeito aos conselheiros, lhes parabenizando e desejando um excelente mandato.
Também estiveram presentes à solenidade os secretários Jonas Fontes (Desenvolvimento Social e Cidadania), Márcia Paiva (Educação), Amauri Toledo (Saúde), Nelson Hayashida (Fazenda), os adjuntos Derci Andolfo (Saúde), Allan Tripac (Assuntos Jurídicos), além do Dr. Gilberto Alaby Soubihe Filho (Juiz da 3ª Vara Cível e Vara da Infância e Juventude), o promotor Rodrigo Lúcio dos Santos Borges (Ministério Público), representantes da Câmara Municipal, além de membros do CMDCA, CREAS, CRAS e de entidades assistenciais integrantes da rede.
O mandato dos atuais conselheiros tutelares tem início nesta sexta-feira (10/01), conforme previsto na Lei Federal 8.069/1990, Estatuto da criança e do adolescente (ECA), resolução nº 170/2014 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como pelas Leis Municipais 1885/10 e nº 2.464, de 27 de fevereiro de 2019.
Após o juramento e assinatura do termo de posse, os conselheiros receberam das mãos das autoridades o diploma de posse e o certificado de conclusão do curso de formação, etapa obrigatória do processo seletivo.
Os conselheiros empossados iniciam seus trabalhos imediatamente e passam a atender nas sedes Centro e Sul do município. Confira a composição das sedes:
SEDE CENTRO
- Rhode Ciumara de Oliveira Pires
- Ana Paula dos Santos Silva
- Marisa Barbosa Ferreira
- Ingrit Dorothea Schmidt
- Bianca Leila da Silva
SEDE SUL
- Paula Vanessa Alves Silva Basílio Quirino
- Fabrício Vosso Dias
- Roberta Hirata
- Fernanda Soares Azevedo
- Rosana Alves Rocha
Conselheiro suplente: Roberto Nogueira Ubrig
Formação dos Conselheiros – A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou entre 11 e 13 de dezembro passado, a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado em outubro. A ação aconteceu no Salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria de Educação e contou com carga horária total de 24 horas.
A capacitação contou com a participação de integrantes da rede de atendimento atuantes nas atividades, que abordaram temas como: rede socioassistencial, atividades de rotina de acolhimento; visitas técnicas, estudos de caso, medidas protetiva, código de ética, rede Protege, entre outros.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação
No mês da consciência negra MACC apresenta exposições com temáticas Afro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a partir desta sexta-feira (1/11), às 18 horas, três novas exposições que visam valorizar a cultura negra do município: a 3ª Mostra Coletiva da Consciência Negra, com curadoria da Comissão Setorial de Artes Plásticas; Olhos de África, com curadoria de
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’