Pesquisar No Site
Bairro do Tinga recebe 21ª Festa de Encerramento da Folia de Reis de Caraguatatuba

Bairro do Tinga recebe 21ª Festa de Encerramento da Folia de Reis de Caraguatatuba
A Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio, do bairro do Tinga, realiza neste sábado (11) a 21ª edição da Festa de Enceramento das Cantorias de Santos Reis de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Homens e mulheres com roupas e chapéus vermelhos tocam instrumentos musicais. (Foto: Divulgação/Fundacc)
A programação tem inicio às 9h30 com o Café com Saudações ao Presépio, à Rua Benedita Martins Cruz, 41, bairro Poiares, na Casa do seu Edil de Almeida do Espírito Santo, 72 anos, que é o coordenador da companhia.
A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos Melquior, Baltazar e Gaspar.
O cenário da festa reproduz o caminho dos reis até o presépio e conta com missa solene e um jantar produzido com alimentos doados pelos donos dos presépios visitados durante os meses de novembro e dezembro e outros parceiros e que é oferecido a toda comunidade.
A Companhia é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos e pandeiros, entre outros instrumentos, além dos integrantes que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A coroação dos novos rei e rainha também é destaque da festa.
A 21ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba é uma realização da Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba.
Cia. de Folia de Reis
A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do Tinga foi criada em 1998 por Francisco Paulo da Silva, seu irmão Antônio Francisco da Silva e por José Cardoso da Silva, que desde 1963 já participavam de outros grupos de Folia de Reis em São José do Barreiro (SP).
Os três ensinaram aos moradores do bairro Tinga o verdadeiro significado desta tradição. Atualmente, o grupo conta com 11 integrantes.
Serviço
21ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba
Data: 11/01, sábado
Horários:
9h30 – Café com Saudações ao Presépio (Rua Benedita Martins Cruz, 41, bairro Poiares)
11h – Grito de Santos Reis na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Rua Antônio dos Santos, altura do nº 150, Tinga)
15h – Chegada da Bandeira
16h20 – Saudações ao Presépio
17h – Missa Solene
19h – Jantar Comunitário
22h – Passagem da Coroa
23h30 às 5h – Baile
Local: EMEF Lúcio Jacinto dos Santos
Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Tinga, Caraguatatuba
Entrada Franca
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo