Pesquisar No Site
Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo

Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo
Um grupo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caraguatatuba, constituído por sete alunos, uma professora e uma monitora, visitou nesta quarta-feira (21/06) a exposição ‘Origens Nativos’, na sede da Secretaria Municipal de Turismo.

Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Apresentando a exposição aos visitantes estava a ceramista Cláudia Canova, do grupo Ubuntu Caraguá, idealizador da ‘Origens Nativo’. Ela, em uma linguagem bem didática, explicou cada objeto exposto ao grupo, contando as técnicas indígenas usadas na elaboração das peças e o uso de cada utensílio.
Para o secretário Cristian Bota é uma alegria receber alunos daqui de Caraguatatuba na Secretaria de Turismo. “A exposição mostra um pouco das tradições indígenas e da nossa história. É muito válida para enriquecer ainda mais a cultura dos estudantes e professores”, comenta.
Segundo a professora responsável pelo grupo da Apae, Fabiene Aparecida Lesther Leão, levar os alunos para visitar a exposição é uma forma de levar conhecimento sobre o universo indígena.
A monitora Marina Santos conta que os alunos ficaram muito felizes com o passeio, pois no grupo há escultores, desenhistas e até uma ‘crocheteira’. “Para eles, que também fazem suas artes, conhecer o trabalho artístico dos índios, é um novo aprendizado”, explica.

Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
O aluno Édson Antunes dos Santos adora fazer peças com argila e ficou encantado com a exposição. “Achei muito legal, aprendi bastante coisa, farei uma escultura de índio”, comentou.
A exposição ‘Origens Nativos’ fica no saguão de entrada da Secretaria de Turismo (Setur), situada à Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, no Centro.
Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:
O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de