Pesquisar No Site
Caraguatatuba aprova criação do Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê
Caraguatatuba aprova criação do Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê
A Câmara de Caraguatatuba aprovou na semana passada, a criação do Fundo Municipal do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, projeto de autoria do prefeito Aguilar Junior.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), responsável pela administração do Parque, a criação do Fundo é importante para a gestão da Unidade de Conservação, que atualmente encontra-se em fase final de elaboração do Plano de Manejo.
O Parque Municipal será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.
Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico.
O diretor da SMAAP, Ronaldo Cheberle, explica que o Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê receberá verbas de compensação ambiental de grandes projetos da Petrobras na região, no âmbito do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, conforme previsto na legislação.
Os recursos do Fundo serão utilizados para adquirir materiais e equipamentos necessários; realizar obras de infraestrutura e garantir a segurança da Unidade. Para ser utilizado deverá seguir as diretrizes do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, composto por membros do Poder Público e da Sociedade Civil.
Ronaldo explica que a Prefeitura está em fase final de aprovação do Plano de Manejo do Parque. “Assim que for aprovado, já é possível desenvolver ações de educação ambiental, turismo ecológico, e principalmente o monitoramento do rio”.
Ele ainda esclarece que o Fundo é extremamente importante para o projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê, além de contar com parcerias com instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas que irão auxiliar em políticas públicas.
“Também será fundamental para gestão de recursos hídricos na principal bacia hidrográfica do Litoral Norte, responsável por todo o abastecimento da Região Sul de Caraguatatuba, a mais populosa, e o Norte de São Sebastião”, explica Ronaldo.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da
Penúltima parcela do ISS Fixo e das taxas de licença de Caraguatatuba vence nesta quinta-feira
A quinta parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (21/11) e a última, no dia 20 de dezembro (sexta-feira). Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte
Projeto Cineclube Ponto MIS muda horário de exibição de filmes
A partir da próxima terça-feira (5/11), a programação do Cineclube Pontos Mis passa a funcionar em novo horário: 18 horas. A ação promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do