Pesquisar No Site
Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebe ação do projeto ‘Arte em Bueiros’
Praça Diógenes Ribeiro de Lima recebe ação do projeto ‘Arte em Bueiros’
A Comissão Municipal Setorial de Ecologia da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realizou, nesta semana, a ação ‘Arte em Bueiros’, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro da cidade.
O projeto conta com o apoio do Gabinete e secretarias de Educação, de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e Serviços Públicos (SESEP).
O ‘Arte em Bueiros’ tem como objetivo chamar a atenção para o caminho percorrido pelo lixo descartado de maneira incorreta pelos bueiros da cidade em direção ao mar.
Em sua primeira ação, o projeto levou crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Professora Adolfina Leonor Soares Dos Santos, localizada no bairro do Sumaré, para pintar formas marinhas nos bueiros da praça, acompanhadas da frase “o mar começa aqui”.
Os moldes para as pinturas foram confeccionados pela diretora de Cultura da Fundacc, Suelly Loyola com o auxílio da coordenadora de Ecologia, Brunas Caldas.
Para preparar as crianças para a ação na praça, o ambientalista Roque Alves Pereira, membro da Comissão Setorial de Ecologia da Fundacc e da ONG Caraguatás Ambiental fez um trabalho com as escolas falando sobre temas pertinentes à grade curricular do 5º ano, como: fotossíntese, biodiversidade, cadeia alimentar, lixo e o cotidiano.
Segundo Roque, “pegamos alguns temas para que as crianças pudessem entender a importância desse trabalho e soubessem que todo resíduo que cai no bueiro, fatalmente, vai parar no mar e assim pudessem tomar consciência e também conscientizassem seus pais e outras pessoas que estejam ao redor”.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “é muito importante a participação das crianças neste projeto, pois trabalhar temas sérios como este, de forma leve e lúdica, gera muitos resultados. Tenho certeza que projetos assim tornarão nossas crianças adultos mais conscientes amanhã”.
Para o próximo ano letivo, a ideia é envolver as demais escolas do município para a intervenção em bueiros de espaços públicos de diversos bairros de norte a sul de Caraguá.
A coordenadora da Fundacc agradeceu parceiros que doaram materiais para a execução do projeto como Top Tintas e Lírio do Vale, Cirúrgica e Ortopédica.
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com
Veja Também Recentes
Cena teatral em Caraguá ganha força após “Litoral Encena” e “Festival Estudantil de Teatro”
A potência do teatro em Caraguatatuba tem se revelado e ganhado força nos últimos meses. Eventos como o 15º Litoral Encena e o 13º Festival Estudantil de Teatro (FET) é um forte exemplo disso. Em novembro, os dois eventos agitaram a cena teatral em vários espaços do município, como a
Prefeitura de Caraguatatuba repara trecho da Avenida Geraldo Nogueira após erosão provocada pela chuva
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba fez um reparo em um trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Jardim Aruan, em função da erosão provocada pela chuva do último sábado (4/1). Além de transbordar da galeria, a água causou erosão nos bloquetes da via. Os operários
Prefeitura de Caraguatatuba terá serviços de plantão nas festividades de final de ano
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nas vésperas e nos feriados de Natal e Ano Novo (dias 24, 25 e 31/12; e 1º/1), em razão das festividades de final de ano. O atendimento ao público recomeça nos dias úteis subsequentes aos feriados (26/12 e 2/1), no horário habitual
Prefeitura de Caraguatatuba publica resultado definitivo do chamamento do PEAD com mais de 1.630 inscritos
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a classificação final do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) na Edição nº 1.469 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira (11/12). Ao todo, 613 candidatos se inscreveram para atuar como Beneficiário Oficial
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados