Pesquisar No Site
Aspirantes da Guarda Mirim visitam 2º Batalhão de Choque em São Paulo

Aspirantes da Guarda Mirim visitam 2º Batalhão de Choque em São Paulo
Mantendo a tradição iniciada as turmas anteriores, a 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba visitou na última segunda-feira (09/12) o 2° Batalhão de Polícia de Choque (Batalhão Anchieta), a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) e a Cavalaria.

#PraCegoVer: guardas mirins pagando flexão com tenente (Foto: Divulgação/PMC)
Participaram da visita 48 aspirantes e 12 Guardas Mirins que realizaram diversas atividades durante o dia, acompanhados dos responsáveis pelo projeto, Daniel Ribeiro de Souza e Estefani Vieira Gomes.
Os jovens foram recebidos pelos Tenentes Jéssica e Flausino e pela Cabo Elenice, que apresentaram um pouco de suas rotinas e contaram parte de suas histórias pessoais, como motivação para os alunos ingressarem na carreira militar.
Para a jovem Larissa Rodrigues Mendes Golçalves (Aspirante Mendes), foi uma experiência diferente. Ela observou o clima de união no Batalhão e gostou muito da visita. “Foi um dia muito importante, não esquecerei e pretendo voltar”, disse.
Após as palestras, os adolescentes foram ao Quartel de Luz, conhecido também como Mansão da Rota, edifício que serve como base da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, o maior batalhão da Polícia Militar do Brasil.
Nesse local, visitaram os túneis que serviam como passagem para outros quartéis e parques da região para os policiais durante o século XX, e hoje serve como museu de visitação.
Para os oficiais da Rota a visita dos jovens também é importante, porque há uma troca de aprendizados e ensinamentos entre ambos. “Gratificante, existe uma enorme importância nessas visitas, pois temos uma troca de informações muito grande”, disse a Cabo Elenice.
Este encontro foi importante até para os adolescentes que não sabem o que seguir na vida profissional. Um exemplo, Matheus Silva Porto (Aspirante Porto), que diz sentir-se privilegiado com toda essa experiência que está adquirindo e com o conhecimento adicional que pode agregar de forma positiva em sua vida. “Por eu participar de um projeto que faz o uso de pilares militares, a visita ao batalhão pode influenciar e causar dúvidas”.
A formatura da 3ª Turma da Guarda Mirim está prevista para o primeiro semestre de 2020. Já formados, irão iniciar no mercado de trabalho, onde permanecerão por um ano com bolsa auxílio e 20 horas semanais de trabalho.
Paloma Castro
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a