Pesquisar No Site
Equipamento que avisa sobre formação de raios começa a operar na próxima semana em Caraguatatuba
Equipamento que avisa sobre formação de raios começa a operar na próxima semana em Caraguatatuba
O equipamento que vai identificar a formação de raios em Caraguatatuba até 15 minutos antes de ele cair deve entrar em operação já na próxima semana.
A informação é do professor e coordenador da pesquisa, Dr. Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista.
Ele esteve na cidade nesta semana e reforçou que os últimos testes estão sendo realizados para que ele possa entrar em operação antes mesmo da chegada do verão.
A partir daí, qualquer possibilidade de formação de raios captada pelo equipamento será enviada para o Centro de Pesquisa e comando da Defesa Civil do Estado que enviará mensagens, via SMS, à população cadastrada conforme o Código de Endereçamento Postal (CEP) com base em três níveis de atividade elétrica atmosférica classificados como Moderada, Alta e Muito Alta.
Entre o envio da mensagem do sensor ao disparado pela Defesa Civil, o coordenador da pesquisa calcula um tempo estimado de três minutos. “Tempo suficiente para que as pessoas encontrem abrigos e se protejam contra uma descarga”, explica.
Em Caraguatatuba, o equipamento está instalado na base da Polícia Ambiental, no bairro Martim de Sá, a cerca de 700 metros da praia. Mas o seu raio de atuação é em torno de 20 quilômetros de diâmetro.
Com a implantação em Ubatuba e São Sebastião, Caraguatatuba tem quase que a totalidade de sua cobertura. Esse experimento é inédito no Litoral Paulista e a importância desse instrumento em área litorânea é porque a densidade de raios no litoral, apesar de ser menor (5 descargas por km2 ao ano) do que no interior (10 ou mais descargas por km2 ao ano) é mais letal porque as pessoas estão mais expostas na praia.
O vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, destaca a importância do experimento. “Há vários anos que a Defesa Civil tem essa preocupação com a colocação de faixas, de avisos para as pessoas procurarem abrigos em caso de tempestades atmosféricas e dessa vez podemos contar com esse equipamento de extrema credibilidade, que já é utilizado no Vale do Paraíba e agora é trazido para o Litoral Norte, agregando valores para aumentar a proteção das pessoas”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura aplica mais de R$ 8 mil em multas durante fiscalização de perturbação do sossego no fim de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou no último final de semana, operação conjunta com a Polícia Militar para combater a perturbação de sossego em bares e adegas da cidade. A ação resultou no atendimento de 24 denúncias de moradores e registrou diversas autuações. As denúncias
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
Golfinhos ganha nova creche para 146 crianças
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta semana a entrega oficial de mais uma creche, desta vez no bairro Golfinhos. Trata-se de um convênio com a SOAPROC (Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente) para atender 146 crianças de zero a 3 anos; Essa é a segunda unidade
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira
Lei da Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba e do Programa Bolsa-Orquestra é sancionada
O prefeito Aguilar Júnior sancionou a Lei Municipal nº 2.746/2024, que instituiu a Orquestra Sinfônica Jovem de Caraguatatuba (OSIJOCA) e o Programa Bolsa-Orquestra, na última quarta-feira (30/10). Integrantes da OSIJOCA, aprovados em processo seletivo, terão direito a uma bolsa de estudos de R$ 1.100,00, para cobrir todas as despesas do