Pesquisar No Site
Caraguatatuba premia educadores que desenvolveram projetos de destaque em boas práticas pedagógicas

Caraguatatuba premia educadores que desenvolveram projetos de destaque em boas práticas pedagógicas
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no sábado (07/12), o Seminário “Boas Práticas Pedagógicas – Resultados que transformam”.
O seminário é uma iniciativa da editora Moderna juntamente com Secretaria Municipal de Educação, que objetiva a valorização do trabalho docente e a disseminação de boas práticas educacionais a partir do uso do projeto APROVA BRASIL 2019 na rede municipal de ensino de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Imagem de auditório onde há dezenas de pessoas sentadas assistindo uma palestra. Palestrante está em pé e segura microfone. (Fotos: Divulgação /PMC)
A ideia é reconhecer e valorizar os profissionais da educação que estão fazendo a diferença no município bem como colaborar para que suas práticas pedagógicas cheguem mais longe e façam cada vez mais diferença na aprendizagem dos alunos.
Para participar do seminário, o pré-requisito foi que os professores utilizassem o material do APROVA BRASIL ao longo do ano de 2019 e compartilhassem projetos de sala de aula criados e executados por eles com o objetivo de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, utilizando metodologias ativas, de impacto e que pudessem ser adaptáveis a diversas realidades.
Os projetos encaminhados foram analisados por uma equipe multidisciplinar da Editora Moderna, considerando os seguintes critérios: Usabilidade do material APROVA BRASIL; Criatividade do professor; Superação dos desafios.
Os projetos premiados da rede municipal de ensino de Caraguatatuba foram:
- “Competência Leitora” da EMEF Jane Urbano Focesi, representada pela professora Amélia França de Avelar.
- “Jogo Quiz – resolução de problemas” da EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos, representada pela da professora Júlia Helena R. Brock Moretti.
- “Estações lúdicas da matemática” da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, representada pela professora Mariana Lemes de O. Zaran.
- “Brincando e aprendendo, uma proposta com gêneros textuais, leitura e interpretação” da EMEF Antonio de Freitas Avelar, representada pela professora Sandra Mara da Silva Medeiros.
#PraCegoVer: Mosaico de quatro fotografias com as imagens das professoras premiadas durante evento. (Fotos: Divulgação/PMC)
O evento contou também com a palestra sobre o tema: “Despertando aprendizes do futuro”, proferida por Guilherme Davolli que é psicólogo, psicoterapeuta, professor, consultor empresarial e educacional, autor de diversos livros.
O Prefeito Aguilar Junior prestigiou o evento acompanhado pela Secretária Municipal de Educação, Márcia Paiva. Na ocasião ele falou sobre a importância do seminário: “Acreditamos que divulgar o trabalho dos nossos educadores, que tem diferentes desafios a cada dia, mas com o mesmo propósito de construir uma educação pública de qualidade, é enriquecedor e nos enche de motivação para seguir em nossa jornada”, disse.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes