Pesquisar No Site
Dia D da Saúde visita 3,6 mil imóveis contra dengue e atende mais de 350 pessoas no combate à Diabetes

Dia D da Saúde visita 3,6 mil imóveis contra dengue e atende mais de 350 pessoas no combate à Diabetes
Sábado (30/11) foi dia de uma mega ação na saúde realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba. Em seis horas foram realizados mutirões contra a dengue, de prevenção à Diabetes, vacinação contra o sarampo e alertas e exames contra a Aids.

#PraCegoVer: Recepção do CEM/CEO está cheia de pacientes que foram no mutirão da Diabetes (Foto: Divulgação/PMC)
Dados da Secretaria da Saúde mostram que foram visitados 3.633 imóveis e eliminados 218 criadouros na região central. Os agentes comunitários de saúde, de zoonoses e guardas-mirins formaram 50 grupos para vistoriar toda a área com o objetivo de orientar a população e retirar possíveis criadores da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Desde o começo do ano foram confirmados 3.234 casos da doença em Caraguatatuba e a preocupação, de acordo como o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes de Sousa, é que o índice de densidade larvária está alto e há alerta para uma epidemia.
Nessa luta esteve a agente de zoonoses, Amanda Costa de Oliveira, 25 anos, que ressalta a necessidade da população deixar os funcionários entrarem nas casas. “Temos condições de olhar em locais que ela nem imagina que pode se transformar em criadouro”.
O prefeito Aguilar Junior participou da abertura do Dia D e destacou a importância da participação de cada um dos 300 voluntários que foram às ruas. “Essa não é uma luta individual, é coletiva. Só quem teve dengue sobe como é ruim. Não queremos registro de mais óbitos e teremos o menor registro de caso possível no ano que vem”, incentivou.

#PraCegoVer: Duas mulheres estão em uma sala, uma em pé ao lado da outra deitada com vários fios nos braços e pernas (Foto: Divulgação/PMC)
Diabetes
Outra iniciativa foi a realização do Dia de Prevenção à Diabetes, quando mais de 350 pessoas foram atendidas e realizados em torno de 1.200 atendimentos no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e Reabilitação (CEM-CEO).
Uma delas foi a aposentada Maria Teixeira Cândido, 68 anos, que foi acompanhar a irmã Neuza Teixeira dos Santos, 73 anos, e aproveitou para fazer o exame que no Litoral Norte só tem em Caraguatatuba.
Trata-se da medição do Índice Tornozelo-Braquial (I.T.B.) onde é verificada a circulação nas exterminadas das mãos e pés. Ela saiu feliz em ver que estava tudo tranquilo.
A escriturária Selma Neder Martins Lemos, 66 anos, tem diabetes e por isso também resolver procurar CEM/CEO para saber como estava sua taxa de glicemia, ouvir palestrar e fazer os exames disponibilizados.
Sarampo
O Dia D contou, ainda com vacinação contra o sarampo nas unidades do Massaguaçu, Sumaré, Tinga, Porto Novo e Perequê-Mirim, além do posto montado na Praça Dr. Cândido Mota. Foram feitas 48 atualizações da caderneta de vacinação.
“Em resumo, o Dia D da Saúde de Caraguatatuba superou todas as expectativas e serviu de alerta para a população sobre os cuidados que devemos ter com a dengue, o sarampo, a Aids e a diabetes”, concluiu o secretário Amauri Toledo.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação