Pesquisar No Site
Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho

Caraguatatuba forma 1.096 alunos da rede municipal no Projeto Samuzinho
A Prefeitura de Caraguatatuba formou nesta terça-feira (26/11), 1.096 alunos dos 6º anos das escolas municipais no projeto Samuzinho desenvolvido por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação.

#PraCegoVer: alunos, equipe do SAMU e prefeito posam para foto com certificados; (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, 11 escolas municipais receberam desde o mês de abril de 2019, informações sobre os serviços de urgência e emergência, o “Samu 192”; prevenção de acidentes; como agir em caso de urgência domestica; importância de não praticar trotes; conscientização sobre o uso adequado da linha 192, além de capacitar crianças nas ações de cidadania e solidariedade ao próximo.
A aluna Maria Eduarda Machado Pogogeski, de 11 anos, da EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio adorou a experiência e garantiu que está preparada para um possível socorro imediato. “Achei bem legal, principalmente a parte prática, me interessei bastante pelo curso”, contou empolgada.
O coordenador do SAMU, Arthur Maranha destacou que durante a capacitação foi possível também esclarecer aos alunos sobre as chamadas indevidas ou os trotes.
Segundo Arthur, 10% das chamadas são inadequadas ao atendimento do Samu, representando, em média, 115 ligações por mês. “Mas além desse esclarecimento, poder ensinar sobre prevenção de acidentes, foi gratificante e tenho certeza, que ajudará muitas pessoas”, disse.

#PraCegoVer: menino prestando atendimento a um homem que está deitado no chão, enquanto colega o auxilia. (Foto: Divulgação/PMC)
Para o prefeito Aguilar Junior, os formandos já são vencedores, pois um dia poderão viver essa realidade dos treinamentos e tenho certeza que estarão aptos para o primeiro socorro. “Multipliquem este aprendizado, sejam referência na escola ou na comunidade em que vivem. Estou muito feliz por este projeto estar em prática e com certeza seguirá nos próximos anos”, destacou.
A cerimônia contou com a participação dos 11 alunos destaques do projeto, que receberam das mãos do prefeito Aguilar Junior, certificado do projeto e um kit, contendo o macacão e boné do SAMU.
Também estiveram presentes, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, respectivamente e o vereador Tato Aguilar; além da equipe do SAMU, educadores e familiares dos alunos.
Ao final da entrega de certificados, os alunos e a equipe do SAMU fizeram diversas demonstrações do que aprenderam no curso, como primeiros socorros de queimaduras, engasgo, fraturas, entre outros.
A equipe que atuou no treinamento é formada por uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e dois condutores socorrista – todos profissionais do Samu Caraguatatuba.
Escolas municipais que receberam o Projeto Samuzinho nas Escolas: EMEF Prof. Antônia Nunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof. Maria de Souza Castro (Jetuba); EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca); EMEF Prof. Luiz Ribeiro luz (Martim de Sá); EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’alva); EMEF Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinha); EMEF Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas); EMEF Prof. Ricardo Luques S. Serra (Praia Palmeiras); EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo); EMEF Prof. Euclides Ferreira (Perequê); EMEF Prof. Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê).
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas