Pesquisar No Site
Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade
Palestra destaca que câncer de próstata atinge 62% de homens acima de 65 anos de idade
O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo ocorre a partir dos 65 anos de idade. Como forma de levar informação, principalmente para prevenção, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba promoveu na última quinta-feira (21/11) uma palestra sobre o assunto.
Ministrada pelo enfermeiro supervisor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Portes, a palestra abordou sobre o alto índice de câncer de próstata na terceira idade.
Segundo o enfermeiro, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. “No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma)”, explicou Renato.
O câncer de próstata não possui um fator de risco especifico, mas os dois mais importantes são o envelhecimento, representando 62% acima de 65 anos e a hereditariedade (genética), de parentes de 1º grau.
Estima-se que em 2020, haverá 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil. “Por isso é extremamente essencial a prevenção e a realização de Campanhas, como o Novembro Azul, para alertar o público da importância dos exames”, explicou o enfermeiro.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer, além também da realização de atividades físicas, evitar o uso de cigarro e bebida alcoólica.
Portes ainda acrescentou que a realização do Exame de PSA, toque retal, biopsia, avaliação clínica, dentre outros exames mais específicos também são essenciais para o diagnóstico.
O exame de toque é indicado para homens acima de 45 anos de idade, e com histórico familiar, acima de 40 anos. É indolor e deve ser realizado anualmente. É considerado um exame complementar, mas primordial, sendo necessário também, o exame de sangue.
Fique atento aos sinais: urina fraca e em gotas, impotência, dor ao ejacular e sangue no sêmen e lembre-se, prevenir sempre será o melhor remédio!
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza transporte clandestino de passageiros
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar, realizaram no domingo (08) fiscalização visando coibir o transporte
‘Dia D’ atende 182 pessoas com testes rápidos e UAMI continua com a Campanha Dezembro Vermelho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou no último sábado (7), 182 testes rápidos de HIV/AIDS, durante o ‘Dia D’, que faz parte da Campanha Dezembro Vermelho. A ação foi realizada para toda população na Praça do Caiçara, no Centro da cidade. A
Forum Permanente de Educação de Caraguatatuba elege sua mesa coordenadora
O Fórum Permanente de Educação de Caraguatatuba, em ação contínua de reestruturação, reuniu-se na quinta-feira (5), na modalidade híbrida, na Secretaria Municipal de Educação para realização de reunião ordinária. Durante o encontro, o colegiado elegeu sua mesa coordenadora que foi composta por Paula de Campos Bueno como coordenadora, Mariana Cristina
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na sexta-feira (27) o novo Centro de Educação Infantil (CEI), que foi nomeado Edith Castro de Morais Fernandes, em homenagem a uma professora que prestou relevantes serviços à Educação no município. O CEI fica no bairro Jetuba, região Norte da cidade e tem capacidade para