Pesquisar No Site
Captura de abelhas e quedas de árvores são ocorrências mais atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba

Captura de abelhas e quedas de árvores são ocorrências mais atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba
Levantamento da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) de Caraguatatuba, mostra que neste ano as ocorrências mais atendidas pelos agentes foram de captura de abelhas e quedas de árvores.

#PraCegoVer: Três agentes da Defesa Civil estão debaixo de uma árvores, com outras copas e galhos no chão (Foto: Divulgação/PMC)
De janeiro a meados de novembro foram 202 atendimentos de captura do inseto, sendo que em janeiro a incidência foi maior com 44 casos. Mas a média nos outros meses foi de 15,8 acionamentos e ações.
Nesta área tem, ainda, captura de marimbondo e vespa, somando mais 79 ocorrências. Conforme a Defesa Civil, os casos foram identificados em todo o município, sendo casas e estabelecimentos comerciais.
Outra ação com muito atendimento foi de quedas de árvores, um total de 142 até o momento. Os meses com mais registros fevereiro (29), abril (30) e maio (25) que coincidiram com período de chuvas.
Esse é um dos fatores que provoca a queda das árvores, aliada com aquelas que estão em perigo de queda iminente. Neste caso, a Defesa Civil é acionada porque há risco à população.
Outras atividades que demandaram a presença dos agentes da Defesa Civil foram remoção para abrigos em decorrência de alagamentos/deslizamentos (28), remoção para casa de parentes (8), vistoria a deslizamento de terra (32), vistoria em residências (60) e vistoria por meio de processo administrativo, que envolve pedidos diversos (247).
Coube aos agentes da Defesa Civil algumas outras atividades como inscrição no Programa Cidades Resilientes das Organizações da Nações Unidas (ONU), participações no Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), oficinas Operação Corta-Fogo e Operação Verão 2018/2019, no Projeto Desenvolvimento Sustentável no Litoral Norte, no Processo Apell e parcerias com o Corpo de Bombeiros.
O vice-prefeito e secretário Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior, destaca a importância da Defesa Civil, principalmente neste período que se aproxima com as chuvas de verão todas as áreas de risco de escorregamento de terra são monitoradas e há um envolvimento das secretarias municipais que estão preparadas para atendimentos de emergência.
“Este é considerado o período mais crítico e trabalhamos de forma preventiva ao longo do ano. Um exemplo são as obras de drenagem que o prefeito Aguilar Junior iniciou nos bairros onde há maior incidência de alagamentos”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.