Pesquisar No Site

Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

Destaques
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso
Região Norte de Caraguatatuba ganha Ecoponto e Praça do Idoso

A população da região Norte de Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19/11), a Praça do Idoso “Virgilio Colbert Barone” e uma unidade do Ecoponto no bairro Massaguaçu, que atenderá também Jetuba, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

#PraCegoVer: Playground acessível para utilização de pessoas com deficiência, nas cores laranja e vermelho. Tem balanço, gangorra, carrossel acessíveis (Foto: Divulgação/PMC)

 A entrega oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores, comunidade da região e familiares do homenageado.

 Emocionada, a viúva do homenageado, Mara Barone, contou que o casal chegou ao bairro há 40 anos e passou a vida lutando por melhorias no Massaguaçu. “Chegamos, não tinha luz, nem água e aos poucos fomos, juntamente com os moradores, buscando o melhor para todos. Agradeço muito por essa homenagem que será levada para sempre”, disse.

 O prefeito Aguilar Junior destacou a alegria em homenagear pessoas que realmente fizeram algo pelo bairro. “A realização é nossa por eternizar o nome de uma pessoa que lutou e conseguiu melhorar as condições do local em que morava”, disse se referindo ao homenageado. 

#PraCegoVer: Pessoas descerrando a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

 Ele também reforçou a preocupação em proporcionar atrativos, bens e serviços aos idosos da cidade. Além de inaugurar também mais uma obra de referência ao município, o Ecoponto.

 O Ecoponto é um lugar limpo, organizado e cuidado por profissionais preparados para receber os resíduos, com o descarte correto. Caraguatatuba sai à frente das cidades do Litoral Norte, enfrentando o que nunca foi enfrentado, dentro da gestão de resíduos sólidos. Promovemos com este projeto mais qualidade de vida e oportunidades com o cuidado ao meio ambiente”, disse o prefeito.

 Aguilar Junior também ressaltou as melhorias na região nesses três anos de gestão. “Já implantamos no Massaguaçu uma UPA 24 horas, ponte, estamos resolvendo a questão da drenagem e vamos continuar olhando para este local, entregando muito mais melhorias”.

 Ecoponto

 Esta é a terceira unidade instalada no município. A cidade já conta com outros dois nos bairros Martim de Sá e Balneário Golfinhos. É uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de resíduos volumosos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

#PraCegoVer: Baias de divisórias do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

 Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos serão recebidas por mês no Massaguaçu. A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

O que pode ser descartado: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

O que não pode ser descartado: lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O Ecoponto Massaguaçu fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionará de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

Praça do Idoso

 Ganha paisagismo, arborização, bancos, playground acessível para pessoas com deficiência, e idosos, iluminação, lixeiras, bicicletários, mesa de jogos (damas e xadrez), além de aparelhos de ginástica para a Terceira Idade.

Segundo a Prefeitura, a praça servirá de ponto de encontro e acolhimento dos idosos, mas também para realizar eventos promovidos pela comunidade.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou  jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é  “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 28/03/2025
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2025
Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/03/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025