Pesquisar No Site
16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências

16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências
Com o intuito de realizar um movimento em prol da Não Violência, a Prefeitura de Caraguatatuba, aderiu a mais um ano de campanha em apoio aos 16 dias de ativismo.
A campanha tem início dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desse modo, a iniciativa pretende unir as duas lutas e criar uma conscientização geral, alertando a sociedade para a importância desse tema.
Em Caraguatatuba, a principal proposta desse movimento é unir e dar visibilidade a luta contra outros tipos de violência e preconceitos sociais, raciais, de gênero, violência ao idoso, criança e adolescente etc.
Para este ano, as Secretarias Municipais preparam uma panfletagem nas ruas do município de Caraguatatuba no dia 25 de novembro, destacando os diversos tipos de agressões e aspectos do comportamento cotidiano da população que alimentam a cultura da violência contra as mulheres. Como data de início da Campanha estará reservado no auditório da Fundacc para o dia 25 de novembro a Palestra da Defensoria Pública com o tema: “Defensoria Pública e a Proteção dos Direitos das Mulheres”.
Ao longo das semanas, outras ações e atividades também contribuirão para a luta de conscientização, junto a debates artísticos e intervenções que enaltecerá o assunto.
O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e conta com o apoio: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Secretaria de Esportes e Recreação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fundacc, Instituto Federal, Defensoria Pública e Ministério Público.
No Brasil, a Campanha do Laço Branco tornou-se uma das parceiras no enfrentamento à violência de gênero. Com o objetivo de envolver os homens no ativismo contra a violência de gênero, a Campanha foi criada por um grupo de homens canadenses que se indignaram com o massacre da Escola Politécnica de Montreal com o objetivo de mostrar que existem homens que repudiam o sexismo e as práticas violentas contra as mulheres.
História – Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamava esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a fim de estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, Nacional e Internacional, realizassem eventos anuais com o propósito de erradicação da violência contra a mulher.
A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura. A morte violenta delas causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.
Por causa desse e outros casos, movimentos vêm crescendo, conscientizando e transformando a visão da sociedade. Portanto, é preciso se juntar a luta, entender e combater.
Diga não a violência: Denuncie – Disque 100 ou 180.

#PraCegoVer: Programação da Campanha 16 Dias de Ativismo. (Foto:Arte/PMC)
Marina Larcher
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a imprensa (12) 38975650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,