Pesquisar No Site

Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua

Destaques
Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua
Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmolas, dê futuro”. A campanha faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

#PraCegoVer: Arte da campanha permanente “População adulta em situação de rua” – Não dê esmola, dê futuro. (Imagem: Divulgação /PMC)

O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não deem dinheiro ou comida, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências.

Com a proximidade da alta temporada, o aumento de movimento, da circulação de pessoas, acabando atraindo a migração dessa população para as cidades litorâneas. Devido a isso, o trabalho de conscientização será intensificado através de divulgações em mídias sociais, rádios e no trabalho de abordagem.

Trabalhar junto à população em vulnerabilidade social exige, não só esforço, mas também paciência para atender as crescentes demandas e superar as dificuldades encontradas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e da Casa Transitória Casa do Caminho, um trabalho permanente de busca ativa dessas pessoas através de abordagens diárias, visando oferecer uma oportunidade para que possam sair dessa situação, e também de reintegração com a sociedade.

Segundo o levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, muitas das pessoas nessa situação têm vínculos familiares rompidos e acabam por ficar sem rumo. Outras sofrem com o alcoolismo, dependência química, algum problema emocional ou mental.

É importante ressaltar que não existe lei que proíba as pessoas de morarem na rua e não há nenhum órgão que possa obrigá-las a aceitar atendimento e acolhimento. Infelizmente existem casos em que esses moradores não aceitam receber ajuda ou serem direcionados ao abrigo, pois no local existem regras e normas às quais, muitas vezes, eles se recusam a seguir.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressalta a importância do acionamento da equipe do serviço de abordagem. “Queremos orientar a população e as associações a prestarem ajuda de maneira correta, buscando o atendimento especializado através do contato com a Casa Transitória Casa do Caminho ou com o CREAS, para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”.

O secretário explica ainda sobre as ajudas entregues diretamente aos moradores de rua, que podem acabar por incentivá-los a permanecer neste contexto. “Temos uma dificuldade em relação à própria população que, apesar de se incomodar com os moradores em situação de rua, também ajudam a mantê-los nessa condição, muitas vezes fornecendo colchões, móveis e outros objetos, usados para “montar” um espaço habitável nas ruas. Isso os estimula a permanecer nesse contexto”.

Caraguatatuba possui uma estrutura para atendimento da população em situação de rua e, atualmente, conta com duas casas onde o cidadão que foi encaminhado recebe todo suporte necessário. No local são prestados os serviços de acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, desenvolvimento de atividades profissionalizantes, oficinas culturais e esportivas. Eles também recebem alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, nutricional, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegrá-los a sociedade, através de busca por familiares que possam acolhê-los. Quando localizados esse familiares, o serviço ainda providencia o transporte para o município de origem. Os documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O primeiro passo é o acolhimento e a humanização. Neste momento acontece o deslocamento de uma equipe especializada até o local indicado para acolher estas pessoas. A partir daí, elas são encaminhadas à casa de atendimento para receberem todo o suporte.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar através do 190.

Serviço:

  • Casa Transitória Casa do Caminho

Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287

  • CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social

Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

II Fórum Intersetorial de Caraguatatuba promove integração e debates
II Fórum Intersetorial de Caraguatatuba promove integração e debates

Caraguatatuba recebeu o II Fórum Intersetorial de Educação, Saúde, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Assistência Social, Esporte e Cultura nesta sexta-feira (21), no auditório do Módulo, no Centro. O evento reuniu autoridades e representantes de diversos setores da Prefeitura de Caraguatatuba, instituições de saúde

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 21/06/2024
Projeto ‘Saúde de Ponta a Ponta’ segue até sexta-feira nos bairros Jetuba, Jaraguazinho, Rio do Ouro e Golfinhos
Projeto ‘Saúde de Ponta a Ponta’ segue até sexta-feira nos bairros Jetuba, Jaraguazinho, Rio do Ouro e Golfinhos

O projeto ‘Saúde de Ponta a Ponta’ segue até sexta-feira (5) nos bairros Jaraguazinho, Rio do Ouro, Golfinhos e Jetuba. Desde segunda-feira (1º), mais de 800 atendimentos foram realizados. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas sejam atendidas. O projeto visa agilizar e regularizar o atendimento e realização

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/07/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta rampas voo livre e base da estátua do Padroeiro no Morro de Santo Antônio
Prefeitura de Caraguatatuba pinta rampas voo livre e base da estátua do Padroeiro no Morro de Santo Antônio

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba executaram as pinturas da rampa de voo livre “Auracy Mansano”, rampa Norte e da base da estátua do Padroeiro no Morro de Santo Antônio. O serviço iniciou na última quarta (5) e terminou nesta sexta-feira (7/6). As rampas receberam tinta para

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 07/06/2024
Obras de melhoria no Cemug suspendem aulas na piscina média
Obras de melhoria no Cemug suspendem aulas na piscina média

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas da piscina média do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) estarão suspensas nesta terça-feira (25). A interrupção se deve às obras em andamento para a cobertura da piscina, como parte de um amplo projeto

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2024
Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980
Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980

Organizada pela fotógrafa Maristela Colucci e com textos da jornalista Camila Prado, a exposição estará em cartaz no MACC e reúne 69 imagens que revisitam cultura e história da região Depois de passar pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, um dos principais espaços de cultura

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2024